CCHC propõe Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual na FURB

bandeira-diversidade

Texto: Michel Ivon Imme Sabbagh | via FURB

O Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC) da FURB está convidando toda comunidade acadêmica a participar da criação e da implementação do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual, nesta quinta-feira (5), entre 17h e 18h30min, na sala R-129 (bloco R, campus 1).

Segundo o diretor do CCHC, professor Dr. Celso Kraemer, a FURB vem organizando, há um ano, a sua Política de Desenvolvimento de Ações Permanentes e Articuladas de Temas Transversais (PATT), através da Resolução 053/14, contemplando direitos humanos, gênero, educação ambiental, relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.

Uma das formas de se organizar a PATT é através de Núcleos de Estudo de Temas Transversais (artigo 17, Inciso III da Resolução). Já estão criados três núcleos, o NEAB (Temas Afro), o NEI (Temas Indígenas) e o NERI (Religiosidade e Interculturalidade).

No âmbito da Resolução encontram-se como um dos princípios os direitos humanos e nele a igualdade de direitos e gênero. Daí porque surgiu a ideia de se implementar a política no âmbito dos estudos de gênero e sexualidade.

Na reunião desta quinta-feira, aberta ao público em geral, serão discutidas as necessidades, a identidade do Núcleo sobre Gênero e Sexualidade, seus objetivos, a metodologia de funcionamento e estratégias do Núcleo.

“Mesmo sabendo da brevidade de tempo entre esse convite e a data da reunião, saliento a importância de fazê-lo nesse momento. Saliento também que o convite é aberto e extensivo a todas e todos que possam se motivar a participar de alguma forma do Núcleo”, afirma o diretor do CCHC.

Quem não puder comparecer pode manifestar seu interesse em participar para inclusão do endereço eletrônico seu e de outras pessoas que indicar no grupo para os próximos convites, já pensando nas ações do Núcleo. Basta escrever para celsok@furb.br, que divulga o evento também em sua página no Facebook.