quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioEsporteCatarinenses candidatos à degola no Brasileirão? E daí?

Catarinenses candidatos à degola no Brasileirão? E daí?

brasileirao-2014
Brasileirão 2014 começa no fim de semana, e pela primeira vez terá 3 catarinenses na elite

Bom, minha gente, o papo daqui pra frente é Brasileirão (até que enfim). A principal competição do calendário nacional (e uma das principais do mundo) começa no final de semana. Agora que o mala do Icasa deixou, claro… E, infelizmente, com a presença indesejável do Fluminense. Mas é esse é outro assunto. Já que os “donos da bola” quiseram assim, que assim seja.

Aqui, falaremos de bola rolando. Afinal, será um Brasileirão especial para Santa Catarina, pela primeira vez com 3 representantes na elite.

E o assunto pré-Brasileirão é a tal análise do conceituado site Globoesporte.com (confira aqui) que colocou o trio catarinense na lista dos candidatos ao rebaixamento. Usando alguns critérios técnicos até bem interessantes, mais precisamente os posicionou num provável Z-4, Figueirense em 17º, Criciúma em 19º e a Chapecoense (atenção, Brasil, não é O Chapecoense!) na lanterninha. Seria uma hecatombe, convenhamos.

Mas aí teve gente que se ofendeu, achou um desrespeito, blá, blá, blá. A verdade é que o mundo (a patrulha à mídia em especial) está cada vez mais chato, nada pode fugir do politicamente correto. Tudo ofende. Em resumo, uma chatice.

Aqui não é assim, então vamos aos fatos.

O que há de errado em projetar os 3 catarinenses no Z-4? Olhe para os 20 participantes e, deixando de lado a intenção de fazer média com a torcida ou jogar confete, ou mesmo o medo de comprar briga, não coloque o trio barriga verde entre os que brigarão, a princípio, para não cair. Você, meu caro, estará mentindo para si mesmo. Coisa feia…

O Globoesporte avançou pra projetar além, por isso cravou o Z-4. Mas eu particularmente acho que bem mais gente vai brigar com os 3 catarinenses para não ser rebaixado. A lista do site, por sinal, foge muito pouco daquilo que eu penso. Times como Sport, Goiás, Vitória, mesmo Coritiba e Atlético-PR, e ao menos dois grandes do RJ, pra mim Flamengo e Botafogo, estão nesse bolo também. Desses, pode cair qualquer um. Vai depender muito de como vão se reforçar e, principalmente, como vão largar nas primeiras rodadas, até a parada para a Copa do Mundo. Isso vai fazer toda a diferença.

Figueirense, Criciúma e Chapecoense podem surpreender e fugir desse destino traçado? Claro que podem. Para isso, vão precisar se reforçar significativamente, e de certa forma estão fazendo isso. E precisarão, obrigatoriamente, fazer “gordura” nesse período pré-Copa. Depois do Mundial, o campeonato será outro, muito mais difícil.

O mesmo serve para a briga pelo título. Todo ano, os “especialistas” colocam Inter e Cruzeiro entre os favoritos, pelos elencos e tal. Quase nunca dá certo. Esse ano, times não envolvidos com a Libertadores e focados apenas no Brasileirão podem aproveitar as primeiras rodadas para disparar. Nesse grupo, coloco sim o Inter, na companhia de Corinthians, São Paulo e Grêmio. Candidatos a surpreender? Na minha opinião, o Santos pode ser a surpresa, mas por ter um time muito jovem e instável, pode ocorrer justamente o contrário: ou seja, despencar lá pra turma de baixo.

Agora é esperar pelo início do Brasileirão e acompanhar o desempenho dos clubes, em especial dos catarinenses. E, no meu caso, torcer pela permanência deles na elite. Mas não vai ser fácil.

Por Rodrigo Braga
Postado originalmente em 17/04/14 no blogbragarodrigo.wordpress.com

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS