quarta-feira, 26 janeiro 2022
InícioGeralCasa destruída por incêndio no bairro Progresso teve como causa o “efeito...

Casa destruída por incêndio no bairro Progresso teve como causa o “efeito lupa”

 

 

 

Foto: CBM/SC

 

Os Bombeiros Militares de Blumenau chegaram a uma conclusão muito interessante sobre as causas do incêndio que destruiu uma casa de madeira na manhã desta sexta-feira (7/0 5/20). O incidente aconteceu na Rua Bruno Hort, no bairro Progresso, em Blumenau A construção com cerca de 30 m² era usada como uma espécie de depósito e oficina pelo proprietário.

 

Vidro utilizado na casa que serviu como lente

 

Durante a fase de investigação do incêndio, os bombeiros perceberam que o vidro usado em algumas aberturas que serviam como janelas para permitir a entrada da luz, faziam o papel de lentes, lembrando àquelas utilizadas nos antigos projetores de slides.

 

Tecido

 

Após verificar com cuidado o local, a perícia percebeu fragmentos de estopa sobre uma mesa. As outras hipóteses como causa do incêndio, como problemas elétricos, já tinham sido descartadas. Com isso os bombeiros chegaram a conclusão de que o fogo foi provocado pela refração da luz solar. Outro exemplo para ilustrar, é usar uma lente de aumento para projetar o sol sobre um papel, que em determinado momento pega fogo.

No caso da casa, os raios solares foram projetados sobre as estopas pelo tempo suficiente para dar início à combustão. No local, também havia outras substâncias inflamáveis, como gasolina e recipientes de GLP.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS