Campeão brasileiro de automobilismo visita a escola onde estudou em Blumenau

Dois carrões também fizeram sucesso entre os estudantes. Durante uma palestra, Jonathan falou um pouco de sua trajetória que já o deixou entre os melhores do mundo na sua modalidade.

Foto: Susana Bartira Wagner Bilck Venturi [OBlumenauense]

Estudantes da Escola Básica Municipal Alberto Stein foram surpreendidos pelo barulho de uma máquina possante na manhã desta quarta-feira (7/06/23). Era o automóvel Nissan S15 de Jonathan Neves, piloto brasileiro de automobilismo especialista em Drift, que estudou há 20 anos no educandário localizado no bairro Água Verde, em Blumenau.

Conhecido por JJ, o atleta foi campeão brasileiro da modalidade em 2014 e ocupou o 6º lugar no Mundial King Of Nations em 2016. Durante a palestra, ele falou um pouco de sua trajetória vencedora para uma plateia ainda impressionada pela presença do blumenauense de 35 anos.

Foto: Susana Bartira Wagner Bilck Venturi [OBlumenauense]
A nossa colaboradora voluntária Susana Bartira Wagner Bilck Venturi gravou algumas imagens desse momento especial. Voltar à escola onde estudou há 20 anos, foi nostálgico e uma honra pela recepção calorosa. Questionado sobre momentos marcantes vividos na escola, ele lembrou do primeiro beijo que aconteceu próximo ao bebedouro, e da participação na Feira de Ciências onde expôs o que mais gostava: carros e videogames.

Foto: Susana Bartira Wagner Bilck Venturi [OBlumenauense]
JJ deixou uma mensagem aos estudantes de escolas públicas: “Persigam os seus sonhos, porque tendo fé e força de vontade você chega lá”. Entre as lições mais importantes que o automobilismo deixou em sua vida, a primeira palavra que veio a sua mente foi resiliência. “Aprendi muito, em especial a ter resiliência, porque a vida nem sempre é fácil. No esporte somente um ganha, então é essencial aprender a lidar com a derrota e recomeçar com ainda mais força”.

Quando lembra de Blumenau, as palavras que melhor traduzem o sentimento que tem pela cidade são paixão, carinho e amizade.

A paixão pelo Drift

Aos 12 anos, Jonathan Neves teve seu primeiro contato com o automobilismo através do kart. Foi em 2012 que ele descobriu o Drift no Brasil, uma técnica de direção de carros que envolve deslizar nas curvas, escapando de traseira. Durante a prática do Drift, o piloto gira o volante de forma que as rodas dianteiras estejam sempre em direção oposta à curva, permitindo controlar o nível de derrapagem e fazer o carro literalmente deslizar de lado.

Naquele ano a sua equipe montou com peças exclusivamente importadas do Japão um Nissan Silvia S15. Com cerca de 400cv o destaque fica por conta da excelente tração em altas velocidades, conseguindo um ótimo resultado de Drift seja a 100 km/h ou a 200 km/h.

O blumenauense sempre buscou por resultados positivos nas competições e com apenas um ano de prática conseguiu dominar a técnica da modalidade. O talento que surgiu desde pequeno deixou-o entre os três mais bem colocados no Drift no Japão, onde enfrentou adversários com mais de dez anos de experiência.

Mas sem dúvida nenhuma, um dos momentos mais marcantes de sua carreira, foi a conquista do campeonato em 2014, quando se tornou umas das principais referências de Drift no Brasil. No ano seguinte, Jonathan foi convidado para disputar a etapa KOA no Campeonato Mundial KING OF NATIONS em 2015, que aconteceria no Japão, berço mundial do esporte.

Mais de 40 pilotos, vindos da Ásia, Europa e América, se inscreveram na competição.  Os fãs brasileiros que não puderam acompanhar pessoalmente, viram o desempenho de JJ através das redes sociais.

O atleta conseguiu se adaptar rápido ao estilo de pilotagem dos adversários, e na qualificação, ficou em 19º lugar. Um bom resultado levando em consideração seu carro e suporte no evento.

Para se ter uma ideia, pilotos como Steve Baggsy, campeão Europeu 2014, acabou ficando em 18º utilizando carro de quase 800hp e suporte de Daigo Saito. Após a qualificação, JJ enfrentou sua primeira batalha e o resultado foi uma grande vitória.

Na segunda batalha, contra o Drift King Naoki Nakamura, grande piloto japonês, JJ não levou a melhor e acabou perdendo. Mas Nakamura gostou da forma como o brasileiro assimilou rápido a melhor linha do circuito e foi cumprimentá-lo após a prova.

Com a etapa no Japão, JJ se aproximou do cenário japonês de Drift, onde treinou e correu no lendário complexo Ebisu, uma das nove melhores pistas do mundo. A expectativa de conseguir um bom resultado no Campeonato King of Nations de 2016 foi consolidada com a 6ª posição.

Curta-metragem na Serra do Rio do Rastro

Em 2013, com a ideia de divulgar seu patrocinador Achilles Pneus, JJ e sua equipe produziram um curta-metragem feito na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Muller (SC). A iniciativa foi pioneira no cenário nacional do Drift, gerando mais de 3 milhões de visualizações pelo mundo. Ainda hoje é considerado um marco nas produções envolvendo o automobilismo brasileiro.

Novo carro para 2014

Em 2014, foi concluído o projeto do primeiro V8 Super Esportivo para o Drift do Brasil, o Mustang Shelby GT500. Devido a sua grande popularidade, por ser um carro exótico e pelo fato do seu nome ser uma lenda, assim JJ decidiu usar o carro para o esporte.

Depois de perceberem o potencial da máquina vendo o piloto Vaughn Gittin (campeão D1 Grand Prix USA All-Star World Championship, Irwindale Speedway), iniciaram os primeiros testes com o carro. Com dois anos, colocaram o carro pela primeira vez em pistas brasileiras para testes após seu primeiro estágio de preparação na oficina mais renomada do país, Batistinha Garage, onde o carro atingiu cerca de 700cv.

Após algum tempo, a equipe notou que a potência não seria suficiente para conseguir um carro de padrão mundial. Então foram acrescentados novos upgrades, como Nitro, para chegar nos incríveis 900 cavalos de potência. O carro, avaliado em mais de R$ 500 mil, participou de um show no Speedway Music Park, evento que contou com mais de 8 mil pessoas.

Patrocínio

Graças à colaboração entre o piloto, sua equipe e o patrocinador, foram alcançados resultados extraordinários. A Achilles Pneus, uma fabricante de pneus da Indonésia que recentemente chegou ao Brasil, desempenhou um papel significativo na trajetória de JJ. Por sua vez, o piloto contribuiu para a consolidação da imagem da empresa no país, estabelecendo uma parceria sólida e profissional que resultou em recordes de visualizações da marca.

Vida fora das pistas

Após anos dedicados às corridas, Jonathan Neves decidiu direcionar mais tempo aos seus negócios e participar de corridas de forma casual. Além de piloto, ele também é empreendedor, atuando no marketing estratégico em todo o país.

Com o objetivo de impulsionar o esporte e alcançar diferentes públicos, Jonathan lançou a Jota Racing. Seu primeiro projeto foi a criação de um estande que proporcionava uma experiência 3D imersiva, permitindo que o público experimentasse a sensação de estar dentro de um carro de corrida, além de conhecer um pouco da história do esporte e do piloto.

O estande foi exibido nos shoppings do Grupo Almeida Junior durante dois anos, atraindo aproximadamente 400 mil pessoas por mês. Durante esse período, muitos visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o carro e desfrutar da experiência 3D oferecida pelo estande Jota Racing.

De volta às pistas

Após um período de dedicação aos negócios, Jonathan Neves retornou às pistas em 2022, desta vez com um Nissan S15 renovado e um motor preparado ao longo de dois anos. O piloto se empenhou em treinamentos e ajustes no novo carro, visando aprimorar suas habilidades e participando de diversos treinos de corridas em categorias como Porsche Cup e Sprint.

Atualmente, Jonathan concentra-se em seus treinamentos no Speedway Music Park, onde se dedica regularmente a aprimorar suas técnicas e aprofundar seu conhecimento nessa modalidade em constante evolução.

Com informações da Wikipedia

Foto: Susana Bartira Wagner Bilck Venturi [OBlumenauense]
Foto: Susana Bartira Wagner Bilck Venturi [OBlumenauense]
Colaboradora Susana Bartira Wagner Bilck Venturi e piloto Jonathan Neves | [OBlumenauense]