Campanha “Saúde em circulação” superou as expectativas em Blumenau

Campanha-Saude-Circulacao_29-6-15

Cerca de 200 pessoas receberam orientações sobre saúde vascular na ação realizada pela Angioklinik em parceria com a Johnson & Johnson Medical Brasil

Texto: Josiane Caitano

A doença arterial periférica (DAP) foi o tema da campanha “Saúde em circulação”, que ocorreu no último domingo (28) na Praça Central do Neumarkt Shopping, em Blumenau. A ação ocorreu das 10h às 20h e quem passou pelo local pôde fazer avaliação com profissionais especializados. Ao todo, foram atendidas cerca de 200 pessoas, superando as expectativas da organização. O objetivo foi orientar as pessoas sobre a doença arterial periférica (DAP), estimulando o diagnóstico precoce para evitar consequências graves, como a amputação. A iniciativa foi realizada pela Angioklinik, empresa blumenauense especializada em saúde vascular, em parceria com a Johnson & Johnson Medical Brasil.

O público-alvo foram as pessoas com mais de 50 anos, que são as mais atingidas pela doença. Durante a ação, médicos angiologistas e cirurgiões vasculares atenderam a comunidade de forma gratuita. Também foram verificados peso, altura, índice de massa corporal (IMC), além de aferição de pressão arterial, medição da circunferência abdominal, índice tornozelo braquial (ITB) e orientações específicas para cada pessoa, de acordo com cada situação.

A doença arterial periférica (DAP) não apresenta sintomas em cerca de 80% dos casos, segundo o médico angiologista da Angioklinik, Dr. Jean Carlo Miiller. O especialista diz que esse fato dificulta o diagnóstico. “Nos casos em que há sintomas, a doença pode estar em estágio avançado, o que torna o tratamento mais complexo. Muitas vezes, os sintomas da DAP são confundidos aos de outras doenças ou mesmo associados ao avanço da idade”, explica.

Devido a esse cenário, a DAP ainda é uma das maiores causas de amputação na população brasileira. “O diagnóstico precoce é a única forma de oferecer tratamento adequado e efetivo aos pacientes, evitando intervenções drásticas. Com o avanço da tecnologia, as angioplastias por meio de cirurgia minimamente invasiva são a alternativa de maior conforto e segurança”, esclarece o médico angiologista e cirurgião vascular da clínica blumenauense, Dr. Patrick Candemil.

Segundo o cirurgião vascular da Angioklinik, Dr. Fabrício Zucco, diabetes, hipertensão, fumo, obesidade, sedentarismo, histórico de doença cardiovascular e colesterol alto são alguns fatores de risco para desenvolver a doença. O Dr. Zucco diz que a população foi beneficiada por meio da série de informações e orientações que foi repassada nesta ação realizada em Blumenau. O acesso à informação, segundo ele, é essencial para que a doença seja detectada em estágio precoce, viabilizando o tratamento adequado e evitando complicações.