quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioGeralCâmara de Vereadores agrega ferramentas de acessibilidade à sua página na internet

Câmara de Vereadores agrega ferramentas de acessibilidade à sua página na internet

acessibilidade Câmara de Vereadores

A página da Câmara de Vereadores na web ampliou o acesso da população à informação por meio da implementação de dispositivos de acessibilidade. A implantação desses recursos faz parte da segunda etapa de desenvolvimento do novo endereço eletrônico da Casa e garante o acesso de pessoas com necessidades especiais à página do Poder Legislativo municipal na internet.

Com a instalação dos dispositivos, a Câmara torna-se um dos órgãos pioneiros na região no cumprimento à legislação vigente, que por meio do Artigo 47 do Decreto nº 5.296 de 2 de Dezembro de 2004, determina a obrigatoriedade da acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública.

“Essa implementação tem a intenção, em primeiro lugar, de oferecer mais dignidade às pessoas com deficiência, cidadãos que têm direito de acesso a todas as informações relativas à Casa Legislativa. Também tem a finalidade de atender à legislação em vigor”, explica o coordenador de Mídias Sociais da Câmara, Marlon Dumke.

Informa que a legislação não indica um padrão a ser seguido e que os recursos da página da Câmara foram desenvolvidos com base nas diretrizes da página Acessibilidade Legal.

Dispositivos

A solução, disponível desde 19 de dezembro de 2013, oferece às pessoas com deficiência visual parcial a possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho da fonte exibida e também alterar a combinação de cores do texto e fundo da tela, aumentando o contraste e facilitando a visualização. Para auxiliar as pessoas com deficiência visual total, a Câmara adotou as URLs amigáveis.

“Dessa forma os endereços das páginas dentro do site da Câmara são relacionados ao conteúdo exibido, facilitando a navegação do usuário que utiliza programas que lêem em voz alta cada palavra escrita na página da internet, a começar pelo endereço”, completa.

O site também é navegável por meio de teclas de acesso que permitem que o usuário pule para a parte de conteúdo da página com poucos toques, com o botão “pular conteúdo”. “O recurso é importante tanto para pessoas com deficiência motora quanto para aqueles que utilizam os programas de leitura”, avalia Dumke.

Avaliação

As melhorias implantadas foram submetidas à avaliação voluntária de pessoas com deficiência afiliadas à Apesblu (Associação Paradesporto Escolar de Blumenau), que estão testando as funcionalidades e vão sugerir melhorias a serem implementadas nos próximos dias.

O presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT), lembrou que a nova ferramenta faz parte do processo de modernização da Casa, tendo como principal objetivo dar melhores condições de trabalho aos servidores. “É mais um compromisso da Mesa Diretora com a transparência das ações do Poder Legislativo blumenauense”, definiu, lembrando que, no final do ano passado, a Câmara investiu quase R$ 500 mil em equipamentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Foto: Renan Olaz/Agência Câmarablu

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS