quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioClimaCalor de até 41°C em Blumenau e chegada de frente fria com...

Calor de até 41°C em Blumenau e chegada de frente fria com temporal

[pro_ad_display_adzone id=”179465″ popup=”1″ exit_popup=”1″ flyin_position=”bottom-left”]

Foto: Júlio Pollhein

 

O sol aparece em meio a variação de nebulosidade nesta quinta-feira (3/01/19) em Blumenau. No decorrer da tarde a aproximação de uma frente fria que avança por Santa Catarina deixa o tempo instável favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa e queda de granizo de forma isolada.

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos e também reforça sobre os procedimentos que devem ser tomados nos períodos de chuvas e tempestades, como desligar os aparelhos eletrônicos e manter as bocas de lobo desobstruídas. Além disso, o telhado, calhas e valas devem estar sem acúmulo de material que possa interferir no escoamento da água.

Neste momento (9h17min), a temperatura é de 28,7°C; com previsão de chegar aos 41°C . A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 4h, quando fez 26°C. O rio Itajaí-Açu está com 43 cm e a umidade relativa do ar em 78,6%.

Santa Catarina – Sol e calor pela manhã no estado. A partir da tarde, pancadas de chuva com raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, a chuva ocorrer com menor intensidade e mais para o final do dia, há risco de temporais localizados. Temperatura alta, com sensação de ar abafado, vento nordeste a noroeste, passando a sul, fraca a moderado com rajadas fortes associados aos temporais. Sistema de alta pressão com centro no mar pela manhã e avanço e uma frente fria durante a tarde.

 

Sexta-feira (4)

Blumenau – A frente fria se afasta rapidamente para o mar diminuindo a condição para chuva já nas primeiras horas da madrugada. No entanto, um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente mantém a condição para pancadas de chuva e trovoadas com risco de temporal isolado a partir da tarde. A temperatura mínima varia entre 24 e 26°C e máxima entre 31 e 33°C. Ventos fracos a moderados de sudoeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Tempo instável com muitas nuvens e pancadas de chuva em todas as regiões ao longo do dia. Persiste o risco de temporais localizados. Temperatura diminui em relação aos dias anteriores, mas segue com calor. Vento sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas e passagem de uma frente fria durante a tarde.

 

Sábado (5)

Blumenau – O tempo permanece instável devido a perturbações em níveis baixos da atmosfera que se propagam pelo estado. A chuva ocorre de forma fraca e persistente a qualquer momento do dia. Temperatura mínima entre 22 e 24°C e máxima mais baixa, se comparada com os dias anteriores, oscilando entre 26 e 28°C. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Sol entre nuvens, com chuva muito isolada entre a tarde e noite. Temperatura em elevação, com vento sudeste, com variações de leste/nordeste no Oeste e Meio Oeste, de fraco a moderado e rajadas no Planalto Sul e Litoral Sul.

 

Domingo (6)

Blumenau – Um novo cavado mantém a instabilidade favorecendo a condição para chuva em forma de pancadas moderadas com trovoadas especialmente entre a tarde e a noite. A temperatura mínima varia entre 22 e 24°C enquanto a máxima de 26 a 28°C.

Santa Catarina – No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Vale do Itajaí, sol entre nuvens, com pancadas de chuva e raios a partir da tarde. Nas demais regiões, chuva isolada na madrugada e em forma de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Temperatura em elevação, com vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (7)

Blumenau – Pancadas de chuva rápidas e isoladas a partir da tarde associadas ao calor. A temperatura mínima varia entre 22 e 24°C e a máxima de 34 a 36°C.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva em todas as regiões. Temperatura em elevação, vento no Litoral sudeste a leste e de nordeste nas demais, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 8 e 17 de janeiro de 2019

A partir do dia 9, variação de nebulosidade, com sol alternando com pancadas isoladas e mal distribuídas de chuva. Temperatura alta na maior parte do período.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS