Nesta terça-feira (12/03/24), a Caixa Econômica Federal e os Correios assinaram um protocolo de intenções que prevê a implementação de soluções para o compartilhamento de suas estruturas, processos e serviços, facilitando o acesso da população a produtos financeiros e postais.
A medida prevê a ampliação da cobertura presencial das duas empresas e que a Caixa monte equipes de atendimento dentro das agências dos Correios. As duas estatais pretendem dividir o mesmo imóvel para otimizar despesas e impulsionar investimentos em infraestrutura predial por meio da recuperação de propriedades. Ainda está sendo avaliado o compartilhamento de espaços culturais das duas instituições.
“A população passa a contar com mais pontos de atendimento postal e de acesso a serviços relacionados ao PIS, ao Seguro Desemprego e ao FGTS, entre outros”, afirmou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
A parceria terá início na unidade dos Correios de Peixe-Boi, no Pará. A partir de hoje (12), começa o atendimento por videoconferência no local, onde os clientes do banco poderão realizar o desbloqueio e atualização cadastral do “CAIXA Tem”. Outros serviços disponibilizados são o desbloqueio de senhas, a consulta e autorização de saque de benefícios sociais, orientações sobre o abono do PIS, Seguro Desemprego, FGTS e INSS, entre outros produtos e serviços.
Atendimento da Caixa nos Correios:
A Caixa Econômica Federal poderá realizar atendimentos de forma virtual ou presencial, com empregado do banco utilizando espaços dos Correios. A estratégia propicia mais agilidade e inovação em todas as cidades do país, dando foco aos municípios desassistidos.
O governo acredita que a união das estruturas vai ajudar os beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, e moradores de regiões menos favorecidas, permitindo o contato com o banco à distância, com qualidade, agilidade e facilidade.
Ponto de Coleta dos Correios nas Lotéricas:
As lotéricas poderão oferecer à população a postagem e retirada de encomendas por meio do chamado “Ponto de Coleta”. A expansão desse modelo de atendimento para as lotéricas beneficia, principalmente, os clientes de serviços de encomendas. Essa iniciativa aprimora a experiência do cliente, tornando os serviços mais acessíveis e eficientes.
Parece uma solução boa para o governo, mas será adequada aos usuários das duas instituições? Qualquer iniciativa que dê os resultados esperados e prometidos, além de reduzir custos, em qualquer área do serviço público sempre será bem vinda.