Brasil vence a Suíça por 1×0 e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo

Casemiro marcou o gol da vitória aos 37 minutos do segundo tempo. 

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Às 13h (horário de Brasília) desta segunda-feira (28/11/22), Brasil e Suíça entraram em campo para o confronto no gramado do Estádio 974, em Doha, válido para a segunda rodada da Copa do Mundo, no Qatar. Ambos eram líderes do Grupo G com três pontos, mas a vantagem para o time sul-americano (dois contra um). O técnico Tite não contou com o lateral direito Danilo e o atacante Neymar, ambos lesionados e em recuperação.

O gol que definiu o placar do jogo saiu aos 37’ com Casemiro.  Foi o único da partida fechando o placar e classificando o Brasil nas oitavas de final, que enfrenta na sexta-feira (2/12) a seleção dos Camarões.

Até a metade do primeiro tempo, nenhuma seleção conseguiu finalizar. Brasil e Suíça trocaram passes na intermediária, mas tiveram dificuldade de se aproximar das áreas adversárias. O primeiro tempo terminou empatado, sem muitas emoções.

No segundo tempo, Tite fez a escolha por tirar Paquetá e manter a estrutura com Fred no meio de campo. Mantém uma marcação mais forte no setor onde a Suíça pensa o jogo com Freuller e Xhaka. O meio campo suíço Rieder recebeu o primeiro cartão amarelo aos 4 minutos, o terceiro do time nesta Copa do Mundo.

Um momento de tensão foi quando o lateral direito Widmer recebe boa bola na beirada da área, pela direita, e cruza rasteiro com perigo. Xhaka chega tentando finalizar, mas Marquinhos trava no carrinho, e Vini Jr. completa afastando.

Uma excelente chance de gol surgiu aos 10’ quando Vini Jr. recebeu na esquerda e cruzou na área. Richarlison se joga tentando finalizar, mas não alcança a bola. Aos 12′, Tite substituiu os volantes: saiu Fred e entrou Bruno Guimarães.

O time suíço também fez mexe aos 13′, com as entradas do meio campo Steffen (saiu Rieder/meio campo) e do volante Edimilson Fernandes (saiu Vargas/meio campo).

 

Gol é anulado por impedimento.

O primeiro gol da partida quase saiu aos 18’. Rodrygo ganha a bola no meio-campo e deixa de calcanhar para Casemiro, que lança de esquerda para Vini Jr. na esquerda. O atacante domina, invade a área e chuta na saída do goleiro. Mas infelizmente o gol é anulado por impedimento de Richarlison, que na hora do toque, voltava da posição irregular.

Bruno Guimarães entrou muito bem na partida. Aos 28’, ele fez a ligação com o ataque de maneira mais rápida e chegou para ajudar na conclusão.

Uma boa oportunidade de escanteio surgiu aos 34’ depois que a Suíça tentou chegar com Edmilson na esquerda, mas o volante suíço força demais o passe e manda para fora. Bruno Guimarães chega cabeceando da entrada da área, na sobra do escanteio, mas manda nas mãos de Sommer. Sem perigos.

O alívio do primeiro gol brasileiro só chegou aos 37’ com Casemiro, que recebeu a bola de Rodrygo e mandou para a rede. Vini Jr. recebe lançamento no campo de ataque e dá um lindo toque de primeira ajeitando para Rodrygo. O atacante bateu firme, mas a zaga travou na hora certa!

Vini Jr. recebeu lançamento no campo de ataque e dá um lindo toque de primeira ajeitando para Rodrygo. O atacante bate firme, mas a zaga trava na hora certa! Aos 48′ Vini Jr. recebe lançamento no campo de ataque e dá um lindo toque de primeira ajeitando para Rodrygo. O atacante bateu firme, mas a zaga travou novamente.

Logo depois, o jogo termina e o Brasil vence a partida, conquistando 6 pontos. A seleção não perde há 17 jogos, são 14 vitórias e 3 empates. A última derrota da Seleção foi para a Argentina, 1 a 0, pela final da Copa América 2021, no dia 10 de julho.

Outro detalhe interessante, é que esta foi a primeira vez que a Seleção Brasileira venceu a Suíça em Copas do Mundo. Nas outras duas oportunidades, as duas equipes ficaram no empate. Na Rússia em 2018, placar final em 1 a 1. O Brasil é líder do Grupo G, seguido da Suíça, Camarões e Sérvia.

BRASIL: Alisson; E.Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Lucas Paquetá (Rodrygo), Fred (Bruno Guimarães) e Raphinha (Antony); Vinicius Jr e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.