Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio poderão ser contemplados no projeto de suporte técnico e ajuda humanitária da Junior Chamber International (JCI). A entidade é uma organização sem fins lucrativos composta por jovens que tem o objetivo de criar impactos positivos em suas comunidades. A JCI está presente em cinco mil localidades de 121 países ao redor do mundo.
A corporação de Presidente Getúlio deverá ser beneficiada no conjunto de ações que a entidade pretende desenvolver na comunidade local, por conta do evento climático de dezembro de 2020, quando uma enxurrada afetou o bairro Ribeirão Revólver e o Centro da cidade provocando a morte de 18 pessoas.
A cooperação da entidade internacional com os Bombeiros Voluntários começou a ser alinhavada no início deste mês, durante a visita ao local da enxurrada do vice-presidente mundial da JCI, o panamenho Otto Gamboa, e o presidente nacional da organização, Marco Poffo. “É impressionante como, somente após 46 dias desde a tragédia, o local está se recuperando. Estou impressionado com a vontade da comunidade e o voluntariado,” disse Gamboa.
O presidente nacional da JCI, Marco Poffo, explica que os laços com a corporação do Alto Vale foram estreitados desde dezembro. “Queremos agora uma maior aproximação com a corporação e com os bombeiros voluntários do Estado, uma vez que a Câmara Júnior também tem atuação forjada no voluntariado,” observou. Segundo ele, uma das propostas da entidade no Brasil é firmar parceria para transferência de tecnologia, via JCI Japão, atualmente a sede mundial da entidade, para atendimento e resgates nos casos de desastres naturais e assim contribuir efetivamente para recuperação das áreas afetas pela enxurrada em Presidente Getúlio.