quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioVale do ItajaíApiúnaBombeiros Voluntários combatem incêndio florestal de grandes proporções em Apiúna (SC)

Bombeiros Voluntários combatem incêndio florestal de grandes proporções em Apiúna (SC)

 

 

 

 

A terça-feira (31/12/19), último dia de 2019, ficou marcada por dois incêndios em vegetação na região do Alto Vale do Itajaí. Desde às 15h55, os bombeiros Voluntários de Ibirama e da União (Ascurra, Apiúna e Rodeio) estavam na localidade de Ribeirão Carvalho, onde 30 profissionais tentavam controlar as chamas que tomaram grandes proporções.

No local há uma área de reflorestamento e mata nativa. O vento ajudava a espalhar o fogo. Foi solicitado apoio aéreo e o helicóptero Águia 07 da PM veio de Balneário Camboriú. Foram realizados dois sobrevoos no local do incêndio, mas durante o trabalho de combate usando a “bolsa de água”, apresentou problemas o que não permitiu a continuidade dos trabalhos. Ela recolhe água do rio para jogar no local do incêndio.

As chamas chegaram perto de residências e de uma madeireira, locais de difícil acesso. Com o apoio da secretaria de obras , foi feito um acero para contenção do incêndio com uso de máquina retro escavadeira. Os Bombeiros da União assumiram os trabalhos das 18h até as 23h30, e os de Ibirama em seguida.

O incêndio foi controlado no decorrer da madrugada depois de serem usados com cerca de 10 mil litros de água, mas foram os batedores e bombas costais, que mais ajudaram. Durante a ação, houve uma atenção especial às várias residências que estavam em risco.

Até o momento não se sabe qual a área total queimada. Também atenderam a ocorrência as equipes da Polícia Militar e Secretaria de Obras. Populares ajudavam fornecendo alimentação e água para as guarnições.

“Aproveitamos para agradecer as demais aeronaves que já se colocaram a disposição para auxiliarem no dia de hoje (1/01) caso o incêndio permanecesse”, comentou o Sub Chefe de Equipe Gerson. Foi dessa forma que os bravos guerreiros do fogo iniciaram 2020: protegendo a comunidade.

 

 

Por volta das 14h10, os bombeiros de Indaial combateram outro incêndio em vegetação no bairro João Paulo II. Uma área de aproximadamente 1.000 m² foi atingida e contou com o empenho de nove bombeiros para combater as chamas.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS