Bombeiros já salvaram mais de 1 mil pessoas de afogamentos em praias de SC

A temporada 2023/2024 conta com a maior mobilização da história da corporação.

Foto: Melina Cauduro [CBM/SC]

Desde o dia 16 de dezembro, quando iniciou a temporada da Operação Veraneio 2023/2024 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foram salvas 1.097 pessoas em situação de risco. As ocorrências mais frequentes incluem arrastamentos em correntes de retorno e afogamentos, principalmente nas áreas litorâneas. Todas essas pessoas estavam em potencial perigo de vida.

O foco principal da operação é a prevenção, com o objetivo de reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina. Para isso, os bombeiros realizam diversas ações de orientação. Por meio de bandeiras nos postos de guarda-vidas, a corporação informa a população sobre as condições do mar para o dia. As bandeiras retangulares têm significados diferentes de acordo com as cores:

🟥 Vermelha: alto risco de afogamento
🟨 Amarela: médio risco de afogamento
🟩 Verde: baixo risco de afogamento
🟪 Lilás: presença de água-viva

Além disso, bandeiras triangulares vermelhas na faixa de areia sinalizam áreas perigosas com correntes de retorno ou buracos.

Diariamente, são realizadas ações de prevenção em todas as 155 praias, abrangendo 35 municípios catarinenses com postos de guarda-vidas ativos. Em menos de um mês, foram realizadas 4,75 milhões de ações, incluindo sinalização nos postos e na faixa de areia, patrulhas na areia e áreas de costões, além de orientações aos banhistas na água e aos turistas. Também são distribuídas pulseirinhas de identificação a famílias que necessitam.

As orientações incluem solicitar que os banhistas evitem locais de risco, emitir sinais sonoros para alertar sobre correntes de retorno e entrar na água para auxiliar pessoas em áreas de risco.

O comandante da 1ª Região Bombeiro Militar, coronel Aldrin de Souza, enfatiza a importância de se banhar próximo aos postos de guarda-vidas para maior segurança e eficácia no atendimento. Ele destaca que o senso de autoprevenção e a consciência do risco, mesmo que baixo, são fundamentais.

Dados do CBMSC mostram uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento em áreas com guarda-vidas em comparação com a temporada anterior, reforçando a importância dessas medidas preventivas. Na temporada 2023/2024, foram registrados 3 óbitos, enquanto na temporada anterior foram 5 nos 35 municípios litorâneos do Estado.

Foto: Melina Cauduro [CBM/SC]
O aplicativo CBMSC Cidadão (Android e iOS) oferece informações importantes para a segurança e acessibilidade nas praias catarinenses, incluindo condições do mar, incidência de águas-vivas, balneabilidade da água e endereços dos postos de guarda-vidas.

A Operação Veraneio, embora mais visível durante o verão, é uma constante no trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de SC. Treinamentos, cursos e recertificações são realizados para garantir que os guarda-vidas, sejam militares ou civis voluntários, estejam preparados. Além disso, a frota de equipamentos é mantida.

A temporada 2023/2024 conta com a maior mobilização da história da corporação. São 149 guarda-vidas militares além de cerca de 2 mil civis voluntários, e 262 alunos-soldados em estágio supervisionado. Foram mobilizadas mais de 300 viaturas, incluindo aviões, helicópteros, motos aquáticas, quadriciclos e embarcações para a operação.