Bombeiros combatem chamas em fosso onde havia 2,5 mil litros de óleo diesel

O objetivo da estrutura é coletar zinco derretido se houver vazamento na cuba de derretimento dentro de uma indústria localizada no Alto Vale do Itajaí.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul (SC)

O Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul (SC) foi acionado às 16h14 desta sexta-feira (11/11/22) para atender a um princípio de incêndio em uma indústria localizada na Rua Duque de Caxias, no município de Braço do Trombudo (SC), no Alto Vale do Itajaí. Chegando ao local, foi constatado que as chamas estavam confinadas em um poço de aproximadamente 6 metros quadrados.

Segundo relatos do responsável pelo setor, o fosso é utilizado para coleta de zinco derretido em caso de vazamento na cuba de derretimento ao lado do mesmo. Dentro ficaram cerca de 2,5 mil litros de óleo diesel decorrente de um vazamento contido pela empresa na última segunda-feira (7). No entanto, ele só soube disso por volta das 10h30 de hoje (11) depois que o combustível incendiou com a alta temperatura.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul (SC)

Após desligar o fornecimento de energia elétrica de equipamentos próximos e isolar o local, a guarnição usou uma empilhadeira para erguer uma das tampas de concreto que cobriam o fosso, de forma controlada para não alimentar ainda mais as chamas.

De forma intercalada, foram aplicadas densas camadas de LGE (líquido gerador de espuma) que somaram um total de 30 litros. Também foram utilizados aproximadamente 6 mil litros de água para controlas os focos de fogo já que a estrutura foi planejada para reter o calor no seu interior.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul (SC)