Por Thiago Marcolini, com a colaboração de Juliana Gonçalves
Jair Bolsonaro anunciou o nome do deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) como ministro da Saúde do futuro governo nesta terça-feira (20/11/18). Esse é o terceiro nome filiado ao Democratas do governo Bolsonaro. O anúncio foi feito pelo Twitter após encontro do presidente eleito com representantes das Santas Casas e deputados da Frente Parlamentar da Saúde.
O deputado escolhido para assumir pasta é médico e ex-secretário de Saúde de Campo Grande (MS). Mandetta está no segundo mandato de deputado federal e não disputou as eleições deste ano.
O nome do parlamentar já vinha sendo especulado para assumir a Saúde há algumas semanas. O próprio presidente eleito chegou a declarar que Mandetta era um dos seus interlocutores para a área e que ele poderia ser o seu ministro da Saúde.
Mandetta já declarou que compartilha do pensamento de Bolsonaro sobre o programa Mais Médicos, criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff.
O tema ganhou forças após Cuba ter anunciado a saída do programa na semana passada. Segundo Bolsonaro, o governo do país caribenho não concordou com as condições estabelecidas para a continuidade dos profissionais no Mais Médicos.
Em 2013, Mandetta afirmou que os médicos cubanos eram “lançados como balança comercial” por seu país.
Com o apoio da grande maioria dos profissionais de saúde do Brasil, anuncio como futuro Ministro da Saúde, o Doutor Luiz Henrique Mandetta. pic.twitter.com/5ARJpAd60J
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 20 de novembro de 2018