quarta-feira, 12 maio 2021
Início Animais Seu animal tem catarata, o que fazer?

Seu animal tem catarata, o que fazer?

 

 

Por *Susane Bohmann | Médica Veterinária

Catarata nada mais é que uma opacificação da lente ou cristalino dos olhos, que com o passar do tempo pode levar a sérios problemas, inclusive cegueira, glaucoma, inflamação ocular e dor crônica. Muitas são as causas da catarata, porém as mais comuns são predisposição da raça, idade avançada e diabetes.

É uma doença que não afeta somente cães e não pode ser confundida com esclerose nuclear, que também é uma opacificação natural da lente pelo fator idade, mas não impede o animal de enxergar.

Como diferenciar as duas?

Somente o médico veterinário especialista consegue, através do exame com aparelhos oftalmológicos, diferenciar uma da outra. E caso o animal for diagnosticado com catarata, existe tratamento. Assim como na medicina humana, os animais passam por cirurgia ocular onde uma nova lente é implantada e o animal volta a enxergar. Para isso, antes é realizado o exame de eletrorretinografia, para avaliar a funcionalidade da retina. Se estiver tudo bem, o animal estará apto para a cirurgia.

Importante lembrar que, quanto antes for feita a cirurgia, mais chances de sucesso o animal terá, uma vez que a catarata evolui e aumentam as suas complicações.

 

* Susane Bohmann (CRMV – SC 7779) é médica veterinária formada no Instituto Federal Catarinense (campus Araquari) e Pós-Graduanda em Oftalmologia Veterinária pela ANCLIVEPA (SP). Ela atende na Argos Clínica Veterinária, localizada na Rua Gustavo Zimmermann, nº 5.311, bairro Itoupava Central | Telefone e WhatsApp (47) 99763-6123

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS