Boletim da Dengue desta quarta-feira (15/05) confirma mais três óbitos em Blumenau

Atualmente, há 1.224 focos do mosquito espalhados por dez bairros do município. Desde ontem (14), foram confirmados 249 casos novos da doença.

O Boletim da Dengue divulgado pela Prefeitura de Blumenau nesta quarta-feira (15/05/24) confirmou três óbitos novos registrados no município, todos em datas anteriores. Deu positivo para dengue o teste de um idoso de 70 anos que faleceu no dia 18 de abril.

As outras duas mortes ocorreram em maio, sendo outro idoso de 79 anos no dia 5, e uma mulher de 52 anos, no dia 10. Todos os três tinham comorbidades. O número total de óbitos chegou a 26 somente em 2024, sendo a maioria de idosos.

Estendemos os nossos sentimentos aos familiares e amigos dos falecidos. Lembrando que os casos suspeitos são notificados para a Vigilância Epidemiológica, havendo confirmação ou não com o resultado dos exames laboratoriais.

Desde ontem (14), foram confirmados 249 casos novos da doença. Os hospitais de Blumenau estão com 11 pessoas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 45 em enfermarias, todas com dengue.

O total acumulado de casos prováveis (confirmados e suspeitos) desde janeiro é de 53.920. Destes, 39.663 estão em investigação e 14.257 foram confirmados.

Focos do mosquito Aedes aegypti

O principal transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti infectado que pica a pessoa. Não há transmissão de um paciente para alguém saudável, diferente da maioria das doenças como gripe, influenza ou Covid-19.

Atualmente, há 1.224 focos do mosquito espalhados por dez bairros de Blumenau. A lista contempla Progresso (168), Itoupava Norte (136), Itoupava Central (135), Salto do Norte (132), Badenfurt (121), Garcia (117), Água Verde (116), Itoupavazinha (104), Velha (102) e Velha Central (93).

Sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Centro de Atendimento Dengue

Para garantir atendimento a todos os pacientes e auxiliar no acolhimento das unidades de saúde e como retaguarda para os hospitais foi criado o Centro de Atendimento Dengue (CAD) em Blumenau.

O local recebeu melhorias e passou a contar com um espaço para infusão, confortável e restrito. São 60 poltronas disponibilizadas à população que precisa permanecer mais de 5 horas no Centro para administração de medicamentos endovenosos e subcutâneos.

Tanto o CAD, quanto o espaço para infusão estão localizados no Campus 3 da Furb, na Rua São Paulo, 2.171, e atendem das 7h às 22h.

Vacinação

A aplicação do imunizante contra a dengue conforme recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, basta procurar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa. O esquema de aplicação da vacina contra a dengue é duas doses com um intervalo de três meses entre elas, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.