A Pesquisa de Intenção de Compras Dia dos Namorados 2015 realizada pela Fecomércio e FCDL/SC, aponta que os apaixonados blumenauenses pretendem gastar em média R$ 204,25 para comprar um presente no Dia dos Namorados. Os consumidores na faixa etária de 18 a 25 anos, são os que mais gastarão, representando 48,3% do total. Lojistas que apostarem no público feminino, terão melhor retorno, já que elas somam 56,3% das intenções de compras. A renda média mensal familiar de todo esse público fica entre R$ 1.510 e R$ 4.007, representando 45,3% dos entrevistados. Em Blumenau, 82% pretendem pagar à vista.
Em segundo lugar vem Criciúma, onde a média de gastos prevista é de R$ 200 e em terceiro Lages, com R$ 179,26. O valor está acima do registrado em 2014 nestas 3 cidades, mas com uma inflação de 8,17%; não há expectativa de um resultado real positivo.
Um dado que chama a atenção, é que poucos consumidores destas cidades estão dispostos a adquirir novas dívidas. Mais de 65% dos entrevistados pretendem pagar à vista, em dinheiro. Pelo menos é uma boa notícia para o comércio, que não paga as altas taxas do cartão de crédito.
Com o cenário econômico atual, onde há uma desaceleração da economia e aumento do desemprego, as famílias preferem não fazer dívidas através de prestações. A pesquisa revelou que 34% das famílias de Criciúma e Lages, afirmaram se sentir em pior situação financeira em 2015, do que no ano passado.
Sobre a pesquisa
O Dia dos Namorados acarreta em um forte incremento na movimentação econômica de praticamente todos os setores do comércio. Por isso, a Fecomércio SC e a FCDL/SC realizaram uma pesquisa para conhecer o perfil das pessoas que compram nesta data e, assim, orientar os empresários do setor com relação a este período. O estudo também pretende revelar as principais tendências de consumo nas compras para a data.
A amostra foi de 2.099 pessoas entrevistadas, no período entre os dias 13 e 16 de maio de 2015. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina que melhor representam o Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. O projeto é realizado em locais de grande fluxo para facilitar a abordagem dos respondentes.
A metodologia aplicada foi de pesquisa quantitativa por amostragem. A técnica de coleta de dados foi a de entrevista pessoal individual aplicada com base em questionário estruturado desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas da Fecomércio SC. O universo foi o de homens e mulheres maiores de 18 anos, residentes em zonas urbanas. Para um índice de confiabilidade de 95,5% a margem de erro foi estimada entre 4,44 e 4,55 pontos percentuais entre os municípios, com média de 4,49.
Foram aplicadas 14 perguntas, sendo 13 fechadas e 1 aberta. Os dados foram processados eletronicamente, e receberam tratamento estatístico.