segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioGeralBlumenauense vence competição mundial de acordeon pela segunda vez

Blumenauense vence competição mundial de acordeon pela segunda vez

 

 

 

A maioria dos blumenauenses não sabe do grande talento que é o músico Gustavo Almeida, nascido nesse pedacinho de Santa Catarina. Ele venceu pela segunda vez a Coupe Mondiale de Accordion, que aconteceu entre os dias 12 e 17 de agosto na cidade de Shenzhen, na China.

 

 

A competição que estava em sua 72ª, é uma das mais importantes e cobiçadas do mundo quando o assunto é acordeon. Gustavo já tinha conquistado o título na categoria Júnior Virtuoso em 2016, e nesse ano, foi na Sênior Virtuoso. Os segundos e terceiros colocados foram russos, seguidos por dois chineses.

O evento é promovido pela Confédération Internationale des Acoordéonistes (VIA), entidade que faz parte do Conselho Internacional da Música da UNESCO.

Não foram as primeiras vezes que Gustavo se destacou internacionalmente. Ela já coleciona títulos no instrumento em países como Rússia, Itália, Portugal, Alemanha, e agora mais uma vez na China.

Em 2016, ele foi campeão mundial de acordeon na categoria Junior Virtuoso na 69° Coupe Mondiale de Accordion, que aconteceu na Rússia. Depois novamente campeão da 41° PIF Castelfirdado ( Premio Internazionale Della Fisarmônica ) na categoria Junior Varietê, na Itália.

No ano seguinte, em 2017, ficou em primeiro lugar no China Shenzhen Bao’an International Accordion Festival, na categoria Sênior Virtuoso. Novamente participou de duas competições na Itália, campeão no 42° PIF Castelfidardo (Premio Internazionale Della Fisarmonica) na categoria Sênior Virtuoso; e depois 2° lugar no 70° Coupe Mondiale de Accordion categoria Sênior Virtuoso.

O jovem acordeonista de 19 anos começou a estudar acordeon aos 10 anos, seguindo o folclore gaúcho com influências de Albino Manique e Luiz Carlos Borges. Com o tempo foi descobrindo outros estilos como forró, choro, bossa nova, virtuoso, jazz, entre outros.

Atualmente Gustavo é instrutor de Gaita Ponto no Projeto Fábrica de Gaiteiros, do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música e SESC de Blumenau, e leciona aulas particulares de acordeom e gaita ponto presenciais ou via Skype.

 

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS