Blumenauense vai do Rio Itajaí-Açú até o Rio Amazonas em uma prancha de Stand Up Paddle

SUP-Verde-Mar_Paulo-S-Odebrecht_05
18/6/2015 – chegada ao destino, na Baía de Guajará em Belém no Pará.

 

Fotos: divulgação / Instagram

No dia 27 de janeiro de 2014, começou a expedição SUP Verde Mar feita pelo blumenauense Paulo Stueber Odebrecht. Uma viagem a bordo de uma prancha de Stand Up Paddle, que iniciou no rio Itajaí-Açu, seguiu até o mar e depois subiu a costa brasileira até Belém/PA, na foz do Rio Amazonas. O percurso de 5.423 km foi dividido em 3 etapas: de Blumenau/SC até Rio de Janeiro/RJ, depois seguiu até Salvador/BA, chegando ao destino no Pará.

 

SUP-Verde-Mar_Paulo-S-Odebrecht_03
16/2/2015 – Bloco da Lama do Carnaval de Nova Viçosa – BA, um dos mais antigos e tradicionais blocos de rua do Brasil, com 70 anos de muita história, cultura e alegria.

 

Boa parte do trajeto foi registrado em sua conta na rede social Instagram, com fotos que mostram as paradas com seus lugares pitorescos e pessoas locais. As etapas da viagem foram planejadas para serem percorridas em 20 km diários de remada, através de navegação costeira, no máximo a 2 km distante da costa. Os pernoites foram feitos nas principais praias e cidades litorâneas de cada estado. As condições climáticas precisavam ser favoráveis, sendo fundamental um estudo diário e minucioso da direção dos ventos, assim como das correntes e ondulações.

 

SUP-Verde-Mar_Paulo-S-Odebrecht_04
20/6/2015 – Desembarque breve na Ilha das Guaribas.

 

Na quinta-feira (22) passada, Paulo finalmente chegou ao destino depois de 17 meses de viagem. Dos 5 mil quilômetros percorridos, mais da metade foi através do esforço físico, utilizando o remo. A outra parte, ele pegou carona em embarcações, como planejado desde o início. O aventureiro escreveu em uma das postagens no instagram, que esta é a maior distância percorrida em uma viagem oceânica de Stand Up Paddle. A informação não é oficial.

 

SUP-Verde-Mar_Paulo-S-Odebrecht_02

Saiba quais os produtos e equipamentos selecionados para a expedição SUP Verde Mar. Foram avaliadas as especificações técnicas levando em conta a qualidade, funcionabilidade e durabilidade. As informações foram divulgadas no blog da Univali em 17 de março de 2014. Segue a relação:

Prancha Stand Up Paddle da KIRRA Híbrida 10? x 34? x 4? 7/8: é uma prancha que, mesmo sendo pequena, combina alta estabilidade com boa velocidade, provando ser uma prancha bem versátil e prática; o tamanho desta prancha não é adequado para esta expedição, mas neste primeiro momento da viagem, é uma boa opção para adaptação da remada e levantamento das reais necessidades de uma prancha para essas travessias (uma nova prancha customizada esta em desenvolvimento).

Remo da KOMPETEN PADDLE modelo SL: 100% em fibra de carbono, alia leveza, alta resistência e flexibilidade, proporcionando uma propulsão eficiente e uma performance contínua; o acabamento é superior, com proteção na junção para não danificar a prancha. O remo é um equipamento crucial no SUP, pois extrai verdadeiramente as qualidades da prancha e do remador.

Colete Salva Vidas da MORMAII Classe V Modelo S001WBN, homologado pela Marinha do Brasil: é todo em neoprene com cinto ajustável de nylon, tem alta flutuação e é extremamente flexível, proporcionando liberdade e agilidade total dos movimentos com alto conforto.
E mais, toalhas, bonés, mochila estanque, bloqueador solar, óculos, relógio, ferramentas, kit higiene e primeiros socorros, luvas, suplementos alimentares, lonas, cabos, carregadores solares, câmeras, jaqueta , mochila de hidratação, entre outros.