Blumenauense vai disputar o Mundial Sênior de Karate na Hungria

Líder do Ranking Especial 2023, ele foi convocado pela confederação brasileira da modalidade.

“Eu comecei no karate em 2009. Na época eu tinha cinco anos e estudava no Colégio Sagrada Família. Um dia, a professora Maike fez divulgação da modalidade na escola”, relembra Diego Pereira. Esse foi o primeiro contato e o início da história do atleta da Associação Blumenau de Karate, que acaba de ser convocado pela Confederação Brasileira de Karate (CBK), para representar o Brasil, no 26º Campeonato Mundial Sênior de Karate.

Diego competirá na categoria Kumitê de até 84 quilos, entre os dias 23 e 29 de outubro, no Papp Laszio Budapest Sports Arena, em Budapeste, na Hungria. O time blumenauense conta com o patrocínio da Escola Barão, Arawaza Brasil, Shoppings Norte e Neumarkt, Clube Ipiranga e Secretaria Municipal de Esportes.

A convocação tomou como base o Ranking Especial Sênior 2023, que o atleta lidera. “Confesso que fui pego de surpresa, pois não esperava que a convocação fosse agora. Espero agarrar essa oportunidade e me esforçar ao máximo para dar o meu melhor no Mundial”, comenta o blumenauense de 19 anos, que há apenas um ano passou a disputar campeonatos pela categoria Sênior. Para o jovem, seu título mais importante foi conquistado em maio desse ano durante a etapa em Joinville.

Na sua trajetória internacional, ele já conquistou o primeiro lugar em 2019, da etapa do Karate 1 Youth League, em Monterrey, no México, um feito inédito para o karate brasileiro, além do bronze, no tradicional USA Open d& Júnior International Cup, em Las Vegas (EUA). “Minha primeira conquista foi em 2010, pela categoria Infantil, quando ganhei a etapa de Corupá do Estadual”, lembra Diego.

Referência

Diego revela estar sendo gratificante estar seguindo os mesmos passos da professora Maike, quem o lapidou para o karate. “Ela é uma referência na modalidade em nível nacional e sempre foi uma inspiração para mim e, com certeza, para muitos outros”, declara o blumenauense. Os caminhos de ambos se cruzam. Afinal, Maike foi a primeira blumenauense a disputar o Mundial Sênior da modalidade. Em 2014, na Alemanha, quando ficou em sétimo lugar na categoria até 61 quilos. Em 2016, na Áustria.

Diego acredita que com essa convocação passa ter uma maior pressão por resultados. Antes do Mundial, o blumenauense vai defender a Seleção Brasileira de Karate, no Campeonato Pan-Americano de Base da modalidade, em agosto, em Santiago, no Chile. Ele vai disputar pela categoria Sub-21.

Sobre o Mundial, o atleta – aliás, o novato do grupo da delegação brasileira mostra personalidade. “No Mundial, somente os melhores do mundo participam. Vou me esforçar ao máximo para dar o meu Melhor, independente do adversário”, destaca Diego, que aponta como principais adversários da França, Japão, Irã e o egípcio Youssef Badawy, atual campeão do Mundial.

Orgulho

A professora Maike se mostra orgulhosa por ter lapidado o novo talento do karate nacional. “O talento do Diego foi construído com o tempo, pela persistência dele e pelo apoio dos pais, que sempre estiveram presentes e incentivando-o”, lembra Maike. “Interessante é a sua persistência. Ele participou de várias Seletivas, das quais, ganhou e perdeu várias”, complementa a professora.

Sobre a participação do Diego no Mundial, Vanderlei de Oliveira, técnico das Seleções Brasileira e Catarinense de Karate e da SME Blumenau, aconselha que o atleta aproveite a oportunidade. “Ele é o novato da categoria, será uma excelente experiência, que será importante para o seu crescimento como atleta no karate”, argumenta o técnico, que acrescenta. “Que ele aproveite ao máximo os treinos com a Seleção Brasileira Adulta, que tire experiência do Mundial para crescer como atleta”, completa.