Blumenau vence Santos de Macapá (AP) pela Liga Ouro de Basquete Masculino

 

Por Henrique Santos

Depois de três derrotas consecutivas, o Blumenau voltou a vencer na Liga Ouro. A recuperação veio dentro de casa, diante do Santos (AP), em uma partida na qual contou com ótima atuação da sua dupla de norte-americanos e esteve na liderança durante praticamente o tempo todo. No fim das contas, venceu pelo placar de 81 a 70.

Põe na conta: O resultado faz com que Blumenau tenha agora campanha de três vitórias em sete jogos. Já o Santos permanece com três triunfos e acumula cinco derrotas.

O cara: Tarvin Gaines foi o cestinha da partida e comandou a vitória da equipe catarinense ao anotar 24 pontos, acertando dez dos seus 19 arremessos. Além disso, o norte-americano pegou seis rebotes e roubou duas bolas.

Ajudas importantes: O outro norte-americano do elenco do Blumenau, o armador Deonta Stocks, também teve boa participação na vitória da equipe ao somar 17 pontos, nove rebotes, quatro roubos de bola e três assistências. Já o pivô Diego Dias colaborou com 13 pontos, nove rebotes e quatro assistências.

Destaques do outro lado: Pelo Santos (AP), o principal pontuador foi o ala Lima, que anotou 18 e ainda deu cinco assistências. Já o ala-pivô Ricardo acabou liderando o time em eficiência com índice de 17 ao contabilizar 16 pontos e seis rebotes.

Domínio absoluto: Um fator importante e que ajuda a explicar o resultado do jogo foi a diferença nos rebotes. O Blumenau dominou completamente o fundamento ao pegar 51, sendo 17 ofensivos. São números bem maiores em relação aos do Santos (AP), que apanhou 29 no total e cinco de ataque.

Durou pouco: O Santos (AP) abriu o jogo com uma bola de três de Barbosa e manteve-se à frente por pouco menos de três minutos. Depois disso, o Blumenau conseguiu fazer duas cestas seguidas, assumiu a liderança e acabou não a soltando mais. Aos poucos, à medida que a defesa conseguiu forçar erros do ataque adversário, o time da casa abriu foi abrindo distância um pouco mais folgada e terminou o primeiro quarto ganhando por 23 a 14.

Tentativa de reação: Durante o segundo quarto, o Santos (AP) chegou a ficar 14 pontos atrás do placar, graças em parte ao desempenho inspirado de Gabriel, que sai do banco para anotar sete pontos. O time amapaense até conseguiu reagir e reduzir para oito essa desvantagem no intervalo. Mas a reação não foi muito além disso.

Controle total: Blumenau soube reagir bem diante do esboço de reação do outro lado e não demorou a levar a diferença novamente para a casa dos dois dígitos no segundo tempo. O Santos (AP) até tentou emplacar uma nova aproximação, contando principalmente com os pontos de Lima nos chutes de longe. Só que o mais perto que conseguiu ficar do oponente foi a pouco menos de dois minutos do fim, quando baixou para sete pontos a diferença.

E agora? O próximo desafio do Santos é já nesta quinta-feira, quando visitará o Brusque. O Blumenau, por sua vez, só volta a jogar na próxima terça, novamente em casa, contra o Contagem Towers.