Blumenau tem quatro ideias selecionadas entre as 300 do InovAtiva Brasil

Inovativa-Brasil_logo1

O 1º ciclo de aceleração de 2016 do programa InovAtiva Brasil começa com o pé direito. Nesta segunda-feira (4/4/16), foram anunciadas as 300 startupsselecionadas para a primeira fase. Este ano foram selecionados 21 estados, em mais de 20 setores diferentes da economia. Blumenau tem quatro ideias selecionadas, por meio do Instituto Gene, Incubadora de empresas e articulador local do programa – entidade atualmente liderada pelo vice-reitor da FURB, professor Udo Schroeder.

Criado em 2013, este é o maior e mais abrangente programa de capacitação, mentoria e conexão para novas empresas de base tecnológica do país. Com quase o dobro de inscrições de 2015, o programa recebeu 1.372 projetos e conseguiu preencher todas as 300 vagas disponíveis, um aumento de 136% quando comparado ao ciclo anterior. As startups habilitadas receberão durante cinco meses capacitação, mentorias individuais e coletivas com executivos experientes e conexão com possíveis parceiros e investidores.

O aumento e a diversificação de candidatos consolidaram o InovAtiva como um programa de abrangência nacional com atuação nos mais variados setores. Segundo o Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, o programa permite que startups das mais remotas regiões do país tenham acesso a conteúdo de treinamento específico para a realidade delas, além de terem acesso a mais de 450 executivos do Brasil e do mundo para ajudá-las na estruturação do negócio.

“Os 5 melhores projetos avaliados até esta fase vieram de Campina Grande/PB, Goiânia/GO, Timbó/SC e Fortaleza/CE. Foi para isso que criamos o InovAtiva Brasil: atender centenas de startups, de qualquer lugar do Brasil, gratuitamente, com qualidade de nível mundial”, disse Souza.

Com o aumento de inscritos, novos setores da economia estão presentes no Programa como: aeronáutica e espacial, papel e celulose, mineração e metalurgia, óleo e gás e outros. Todavia, o setor de Tecnologia da Informação (35%) continua sendo o mais presente, seguido do de Saúde (14%) e Serviços (11%).

Sobre o InovAtiva Brasil:

Criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o InovAtiva Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores. O programa oferece capacitação em empreendedorismo inovador, conexão com parceiros, mentoria com profissionais renomados e vantagens em outros programas públicos e privados de fomento à inovação.

Toda a Comunidade InovAtiva de usuários cadastrados pode acessar gratuitamente o conteúdo de capacitação em cursos. Já a participação nos ciclos de aceleração é restrita a projetos inscritos e aprovados pelos avaliadores do programa. São até 300 vagas disponíveis para a primeira etapa de cada ciclo, até 125 para a etapa final.

Clique aqui e conheça todas as startups selecionadas.

Saiba mais: www.inovativabrasil.com.br

 

Furb-logo_dest