Blumenau será sede do Camping de Saltos do Comitê Paralímpico Brasileiro

Complexo Esportivo do SESI receberá os melhores saltadores paralímpicos do Brasil.

Complexo passou por obras na pista de atletismo ao redor do gramado (Foto: Divulgação SESI/SC)

Blumenau sediará o Camping de Saltos Paralímpico organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A delegação de 35 paradesportistas composta de paratletas, técnicos e comissão técnica do CBP, se reunirão de 24 a 30 de Abril, no Complexo Esportivo do SESI para as atividades práticas e teóricas com o técnico da Seleção Brasileira da modalidade, Everaldo Braz Lúcio.

O objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro com o Camping em Blumenau é incentivar a prática do esporte paralímpico no estado de Santa Catarina e observar paratletas para possíveis convocações em competições nacionais e internacionais.

Entre os participantes estarão presentes paratletas medalhistas das últimas Paralimpiadas, paratletas ranqueados mundialmente e paratletas que serão observados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Centro de Referência Paralímpico de Blumenau disponibilizou 20 vagas para atletas e técnicos de Santa Catarina, com alojamento gratuito para os dez primeiros paratletas inscritos de Santa Catarina. O paratleta ou técnico de paradesporto que tiver interesse em uma das vagas deverá preencher o formulário on line até o dia 21 de abril, seguindo os seguintes critérios:

Comprovar através de resultado nacional ou estadual organizadas pelo CPB/FESPORTE nas provas de salto; Deficiência legível para o esporte paralímpico (Física, visual, intelectual); Ano de nascimento igual ou superior a 2005; estar no Programas de provas dos Jogos Paralimpico classes T11, 12, 13, 20, 36, 37, 38, 47, 63, 64 no masculino, e classes T11, 12, 20, 37, 38, 47, 63, 64, no feminino; Morar no Estado de Santa Catarina. Os técnicos deverão ser credenciados ao Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF).

Programa de Paradesporto de Blumenau

O Programa de Paradesporto é realizado pela Prefeitura de Blumenau através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e o apoio Secretaria Municipal do Esporte (SME) e de diversos parceiros da iniciativa privada, que contribuem para sustentabilidade do projeto desde a iniciação paraesportiva escolar até o alto rendimento. O Programa de Paradesporto de Blumenau tem o aval do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Com informações de Emerson Jose Geraldo, da SECOM/BNU.