Blumenau sediará o Camping de Saltos Paralímpico organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A delegação de 35 paradesportistas composta de paratletas, técnicos e comissão técnica do CBP, se reunirão de 24 a 30 de Abril, no Complexo Esportivo do SESI para as atividades práticas e teóricas com o técnico da Seleção Brasileira da modalidade, Everaldo Braz Lúcio.
O objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro com o Camping em Blumenau é incentivar a prática do esporte paralímpico no estado de Santa Catarina e observar paratletas para possíveis convocações em competições nacionais e internacionais.
Entre os participantes estarão presentes paratletas medalhistas das últimas Paralimpiadas, paratletas ranqueados mundialmente e paratletas que serão observados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Centro de Referência Paralímpico de Blumenau disponibilizou 20 vagas para atletas e técnicos de Santa Catarina, com alojamento gratuito para os dez primeiros paratletas inscritos de Santa Catarina. O paratleta ou técnico de paradesporto que tiver interesse em uma das vagas deverá preencher o formulário on line até o dia 21 de abril, seguindo os seguintes critérios:
Comprovar através de resultado nacional ou estadual organizadas pelo CPB/FESPORTE nas provas de salto; Deficiência legível para o esporte paralímpico (Física, visual, intelectual); Ano de nascimento igual ou superior a 2005; estar no Programas de provas dos Jogos Paralimpico classes T11, 12, 13, 20, 36, 37, 38, 47, 63, 64 no masculino, e classes T11, 12, 20, 37, 38, 47, 63, 64, no feminino; Morar no Estado de Santa Catarina. Os técnicos deverão ser credenciados ao Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF).
Programa de Paradesporto de Blumenau
O Programa de Paradesporto é realizado pela Prefeitura de Blumenau através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e o apoio Secretaria Municipal do Esporte (SME) e de diversos parceiros da iniciativa privada, que contribuem para sustentabilidade do projeto desde a iniciação paraesportiva escolar até o alto rendimento. O Programa de Paradesporto de Blumenau tem o aval do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Com informações de Emerson Jose Geraldo, da SECOM/BNU.