Blumenau sediará em julho a 7ª edição do Prêmio Queijo Brasil

Feira gastronômica e julgamento de queijos artesanais devem atrair milhares de visitantes e especialistas ao Parque Vila Germânica.

Foto: divulgação

Em julho de 2024, o Parque Vila Germânica, localizado em Blumenau, será palco da sétima edição do Prêmio Queijo Brasil, destacando-se como um dos principais eventos no calendário gastronômico do país.

O concurso, que já se consolidou como uma vitrine para a diversidade e qualidade dos queijos brasileiros, terá seu julgamento nos dias 9 e 10, com a participação de aproximadamente 100 especialistas. A estimativa é de que 1,5 mil amostras de queijos sejam avaliadas neste ano.

O Prêmio Queijo Brasil, iniciado em 2014, tem sido um ponto de encontro para produtores, gastrônomos, e entusiastas do setor. A feira gastronômica, que ocorre simultaneamente, abrirá suas portas ao público de 11 a 14 de julho, oferecendo uma experiência sensorial rica com mais de 50 expositores de queijos, além de outros 20 stands apresentando produtos relacionados, como geleias, vinhos, cervejas e méis. Esta área do evento tem expectativa de atrair um número de visitantes ainda maior que os mais de 9 mil registrados na edição anterior.

A escolha de Blumenau como sede fixa para o Prêmio foi incentivada pelas avaliações positivas dos participantes e visitantes, segundo Fabrício Scalco, organizador do evento. A cidade, reconhecida por sua forte influência cultural e gastronômica, proporciona um ambiente ideal para a celebração dos queijos artesanais brasileiros.

Este evento é uma oportunidade única para apreciar a rica variedade de queijos produzidos no Brasil, um país que figura entre os cinco maiores produtores de queijos artesanais do mundo, segundo dados da Embrapa. A produção nacional se destaca pelo seu terroir e pela união de conhecimento técnico e criatividade.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial.