Nesta sexta e sábado (14 e 15/07/23), serão realizados em Blumenau o 3º Congresso Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura (3º Cosbrapim) e o 36º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (36º ECAM) que terão como tema a “Inovação e profissionalismo para o desenvolvimento da criação de abelhas”.
Os dois eventos serão realizados no Campus 1 da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), na Rua Antônio da Veiga, 140, na Itoupava Seca, com a abertura das inscrições na sexta-feira, às 7h30. A cerimônia de abertura está programada das 8h30 às 9h30, na sala principal do auditório do Bloco J com transmissão simultânea para a sala ASF, no auditório da biblioteca do Bloco H.
Além de discutir políticas para o setor, o 3º Cosbrapim e o 36º ECAM contemplarão temas técnicos por meio de palestras, apresentação de trabalhos científicos, minicursos e mesas redondas, com a participação de renomados palestrantes e lideranças do setor. Também fará parte do evento uma Expo-Feira de Materiais e Equipamentos Apícolas, que levará até o produtor as inovações de mercado, e gerando oportunidades de negócios
Tanto o congresso quanto o encontro têm como objetivo fortalecer o associativismo, difundir novas tecnologias, incrementar a criação de abelhas e seus produtos, além de sensibilizar e orientar para a importância das abelhas para o agronegócio e para a sociedade.
A previsão é de reunir em Blumenau aproximadamente 1.200 apicultores e meliponicultores, técnicos, professores, estudantes, pesquisadores, empresários, e lideranças do setor apícola e da meliponicultura de diversos estados brasileiros.
O 3º Cosbrapim e o 36º ECAM são uma realização da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de SC (Faasc); Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri); Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb); Associação Blumenauense de apicultores e meliponicultores (Blumen Apis); Associação de meliponicultores de Blumenau (AME Blumenau) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participam também o Sebrae e o
Senar
A promoção dos eventos é da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA); Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS); IDR/PR; Emater/RS; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Prefeitura de Blumenau e Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina (SAR). Conta ainda com o patrocínio de diversas entidades.
Mais informações sobre os dois eventos bem como acesso a programação completa no site do Cosbrapim. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Blumenau.