Texto: Claus Jensen | Vídeo e entrevista: João Paulo Taumaturgo | Imagens: Daiana dos Santos
Desde às 8h deste sábado (18/05/19), acontecem os campeonatos catarinenses de futsal e vôlei, voltada para deficientes auditivos, no ginásio do SESI. O evento anual é organizado na cidade pela Associação dos Surdos de Blumenau (ASBLU) e segue até o fim da tarde, quando acontece a premiação.
Segundo Daiane dos Santos, voluntária da ASBLU, cerca de oito cidades participam da competição, que além de Blumenau reúne atletas de Jaraguá do Sul, Florianópolis, Camboriú, entre outras.Quem assiste da arquibancada, acompanha torcedores e desportistas comemorando as vitórias e fazendo os comentários da partida na linguagem de libras. É nesse momento que a pessoa “normal” que não conhece a linguagem se sente excluída, uma situação que os deficientes auditivos convivem diariamente.
No período da manhã, os times do Futsal disputaram as etapas classificatórias das chaves A e B. Já no voleibol, apenas três cidades competiram, o que já definiu o resultado.
O campeonato inclusivo tem uma certa informalidade, porque nem todas as equipes tem treinos periódicos para as competições. No período da tarde por exemplo, segundo a Daiane, as partidas não tem horários definidos, são realizadas assim que as equipes voltam do almoço.
Os atletas de Blumenau treinam todos os sábados no ginásio da Furb ou do SESI, dependendo da disponibilidade de cada espaço. Entre às 13h e 16h, é o horário do voleibol; depois é a vez do Futsal que segue até às 18h.
Deficientes auditivos que quiserem participar das atividades da Associação dos Surdos de Blumenau (ASBLU), podem entrar em contato através da página no Facebook. A partir daí a pessoa obtém informações sobre como se associar. Existe um grupo de WhatsApp da ASBLU onde todos ficam a par de tudo que é desenvolvido pela entidade.
Confira as imagens mostrando os atletas conversando em linguagem de libras