segunda-feira, 17 janeiro 2022
InícioEventosBlumenau sedia 1º Fórum Regional de Envelhecimento Ativo e Sustentável

Blumenau sedia 1º Fórum Regional de Envelhecimento Ativo e Sustentável

Por Giulia Venutti Cirne Corrêa [PMB]

Na próxima terça-feira (19/06/18), Blumenau sediará o 1º Fórum Regional de Envelhecimento Ativo e Sustentável do Médio Vale do Itajaí. O evento ocorrerá no Teatro Michelangelo da Uniasselvi, na Rua Engenheiro Udo Deeke, 531, no bairro Salto do Norte. A programação inicia às 8h e segue até às 16h. As inscrições podem ser feitas pela internet ou no local.

O encontro reunirá palestras com o intuito de viabilizar políticas públicas específicas e contará com a presença de gestores de 14 municípios e representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Secretaria de Estado da Assistência Social. Outra presença confirmada na ocasião é o médico Dr. Alexandre Kalache, considerado o mais importante especialista em envelhecimento do Brasil e um dos principais no mundo, que dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), na Suíça.

A presidente da Fundação Pró-Família, Cristiane Loureiro, destaca o papel do evento para a cidade. “Esse é um passo importante para fortalecermos as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, no processo de envelhecimento populacional”.

O Fórum é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Pró-Família e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes); da Furb; da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi); e do Conselho Municipal do Idoso.

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento e Coffee Break
8h20 – Apresentação do Coral de Idosos (Pró-Familia) 8h40 – Cerimônia de Abertura 9h20 – Apresentação Cultural de Dança do Ventre com alunas do Pró-Idoso (Pró-Família)
9h30 – Palestra: 0 Idoso em Blumenau – Vivéncias no Pro-Idoso, com Cristiane Loureiro (Presidente da Pró-Família)
10h – Palestra Envelhecimento Ativo e a Revolução da Longevidade com Dr. Alexandre Kalache (especialista em longevidade e saúde do idoso)
11h – Palestra Envelhecimento Sustentável e Políticas Públicas, com os professores Fábio Marcelo Matos e Dr. Oklinger Mantovanelli Junior (Furb) 11h40 – Aberto a perguntas
12h – Encerramento

13h30 – Roda de Conversa: O Papel dos Conselhos e o Controle Social (Conselhos Estadual e Municipais do Idoso)
14h30 – Troca de experiências para o envelhecimento positivo (Organizações e Entidades)
15h10 – Palestra: O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso e o Envelhecimento Ativo e Saudável, com Márcia Gebara (Coordenadora Geral de Políticas de Envelhecimento ativo e saudável)
16h – Encerramento

Inscrições Gratuitas: clique aqui.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS