quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioEventosBlumenau (SC) será sede de um evento nacional de café em setembro

Blumenau (SC) será sede de um evento nacional de café em setembro

Blumenau (SC) entra em 2019 para a rota dos apaixonados por cafés especiais. A cidade recebe este ano o Campeonato Brasileiro de Aeropress, que reúne especialistas no método de extração de todos os estados para competirem pela melhor bebida.

A ideia é que o Campeonato Brasileiro de Aeropress aconteça em setembro. Ainda não tem local confirmado, mas há negociações em andamento.

Patrícia Oliveira, uma das responsáveis pelo evento, diz que o desafio é fazer com que Santa Catarina respire esse universo e mergulhe de vez no segmento. “Nós entendemos que há vários produtos internacionalmente reconhecidos produzidos aqui que têm uma relação muito íntima com o café que muitas vezes não é percebida. Vamos buscar chocolates, destilados, cervejas e diversos outros itens para se juntarem a esse movimento pela gastronomia de qualidade”, comenta.

 

Como funciona o Campeonato Brasileiro de Aeropress

Serão 27 profissionais competindo pelo título. Eles receberão com antecedência o grão selecionado e torrado pelo Soul Café para que possam testar suas receitas. No dia do evento, os especialistas farão a sua amostra de café – a bebida, sem nenhuma adição – para três juízes, que farão eliminatórias. Tudo isso ocorre de forma aberta, com o público podendo acompanhar cada avaliação.

Em seguida, acontece um evento de confraternização que reúne os baristas, entusiastas do universo do café e os organizadores do evento de 2020, que ainda não foi definido.

Além da competição, o público terá uma programação sobre a bebida, que envolve workshops, aulas e demonstrações de como inserir o café no dia a dia, além de interação de outros itens gastronômicos com o café.

O evento está sendo organizado pela Soul Cafés & Companhias, uma cafeteria com microtorrefação que iniciou as atividades em fevereiro de 2016. A empresa de Blumenau disponibiliza mais de 15 métodos de extração, além de grãos diversificados de fazendas brasileiras.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS