Blumenau (SC) entra em 2019 para a rota dos apaixonados por cafés especiais. A cidade recebe este ano o Campeonato Brasileiro de Aeropress, que reúne especialistas no método de extração de todos os estados para competirem pela melhor bebida.
A ideia é que o Campeonato Brasileiro de Aeropress aconteça em setembro. Ainda não tem local confirmado, mas há negociações em andamento.
Patrícia Oliveira, uma das responsáveis pelo evento, diz que o desafio é fazer com que Santa Catarina respire esse universo e mergulhe de vez no segmento. “Nós entendemos que há vários produtos internacionalmente reconhecidos produzidos aqui que têm uma relação muito íntima com o café que muitas vezes não é percebida. Vamos buscar chocolates, destilados, cervejas e diversos outros itens para se juntarem a esse movimento pela gastronomia de qualidade”, comenta.
Como funciona o Campeonato Brasileiro de Aeropress
Serão 27 profissionais competindo pelo título. Eles receberão com antecedência o grão selecionado e torrado pelo Soul Café para que possam testar suas receitas. No dia do evento, os especialistas farão a sua amostra de café – a bebida, sem nenhuma adição – para três juízes, que farão eliminatórias. Tudo isso ocorre de forma aberta, com o público podendo acompanhar cada avaliação.
Em seguida, acontece um evento de confraternização que reúne os baristas, entusiastas do universo do café e os organizadores do evento de 2020, que ainda não foi definido.
Além da competição, o público terá uma programação sobre a bebida, que envolve workshops, aulas e demonstrações de como inserir o café no dia a dia, além de interação de outros itens gastronômicos com o café.
O evento está sendo organizado pela Soul Cafés & Companhias, uma cafeteria com microtorrefação que iniciou as atividades em fevereiro de 2016. A empresa de Blumenau disponibiliza mais de 15 métodos de extração, além de grãos diversificados de fazendas brasileiras.