sábado, 16 outubro 2021
InícioClimaBlumenau registrou quase 30 ocorrências causadas pela chuva

Blumenau registrou quase 30 ocorrências causadas pela chuva

Foto: Jaime Batista da Silva (Blog do Jaime)

 

Com a chuva que cai em Blumenau desde a noite de sexta-feira, dia 26, a equipe da Defesa Civil, órgão da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), está de prontidão. Até a manhã deste domingo, dia 28, foram registradas 29 ocorrências, entre elas deslizamentos em via pública, deslizamentos atingindo residências, risco de queda de árvore e um deslizamento com queda de muro. Em todas elas, não houve registro de feridos.

A região Norte foi a mais atingida até o momento, nos bairros Fortaleza, Itoupava Central e Norte; e também os bairros Velha e Boa Vista. Na Rua Augusto Groh, bairro Nova Esperança, houve queda de barreira durante a madrugada e obstrução total da via, que já está sendo liberada nesta manhã.

A expectativa do AlertaBlu é de que às 13h o Rio Itajaí Açu chegue a 6 metros, o que coloca as equipes em alerta. No início da tarde de hoje, dia 28, as equipes da Defesa Civil e do Centro de Operação do Sitema de Alerta (Ceops) vão se reunir para definir uma previsão oficial do nível do rio. Segundo informações do secretário Rodrigo Quadros, da Sedeci, as barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, estão parcialmente fechadas e a previsão é de que o nível do Rio Itajaí estabilize ainda hoje. Ainda há previsão de chuva para o município até quarta-feira, dia 31, mas de intensidade leve a média. As primeiras ruas são atingidas pela água com o nível do rio em 7 metros.

Na Rodovia Guilherme Jensen, a SC-108, houve deslizamento com interrupção parcial do trânsito, cerca de quatro quilômetros distante do trevo da Vila Itoupava. A patrola da Prefeitura, que realiza os serviços de manutenção na região, está no local tentando remover a barreira da pista. Equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) estão atuando também pela cidade para garantir a trafegabilidade nas vias atingidas. A manutenção nas ruas que estão parcialmente obstruídas será realizada durante a semana, com a melhora das condições meteorológicas.

Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. A previsão do tempo, as condições de ruas e o nível do rio podem ser conferidos no site http://alertablu.cob.sc.gov.br.

Fonte: Prefeitura Municipal de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS