Blumenau registra 108 novos casos de Covid-19

O número de óbitos chegou a 276, dois a mais neste sábado (16/01).

Foto: Freepik

Blumenau registra mais dois óbitos, somando agora 276 mortes por Coronavírus no município. Neste sábado (16/01/21), a Vigilância Epidemiológica recebeu a confirmação da morte de uma mulher de 90 anos, com comorbidades, que estava internada desde o dia 14 de janeiro em UTI. O outro óbito foi de um homem de 73 anos, com comorbidades, que estava internado desde o dia 25 de novembro em UTI.

Blumenau registrou hoje (16), 34.272 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 108 a mais do que ontem. Dos casos novos diagnosticados, 12 foram por meio do RT-PCR, 4 por testes rápidos, 91 de antígeno e um sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 113.236 testes para Covid-19. Somente neste sábado, dia 16, foram processados 292 exames. Entre os casos positivos, 925 pacientes estão em tratamento. Destes, 860 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos confirmados de Blumenau e região, 89 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 52 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 37 em enfermaria. Destes na UTI, 41 pacientes são de Blumenau (39 confirmados e 2 em análise) e 11 pacientes da região (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 55%. Já em enfermaria são 31 pacientes de Blumenau (sendo 26 confirmados e 5 em análise) e 6 da região (5 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 21%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 340 atendimentos, com 27 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 33.071 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, em decorrência da pandemia, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

Fast-tracks e Ambulatório da Vila Germânica fazem 175 testes para Covid-19.

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 (fast-track) localizado no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do CSU Fortaleza, estes locais atendem das 7h às 19h. No fast-track do AG Escola Agrícola o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações de intercorrências relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Hoje as unidades fizeram 227 atendimentos e 175 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.