Por volta das 19h20 desta segunda-feira (10/05/21), chegou no aeroporto de Florianópolis um lote com 39.780 vacinas da empresa Pfizer. As doses foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, de onde começaram a ser enviadas para cinco municípios a partir das 8h nesta terça (11).
Metade delas (13.800) irão para Blumenau, Joinville e Tubarão, que receberão 4.600 doses cada. As outras ficarão em Florianópolis (10.530) e São José (7.020). Todas essas cidades tem equipes treinadas e estrutura física de parceiros com ultracongeladores, como universidades e laboratórios privados.
As demais 8.430 doses, serão distribuídas para outros municípios que possuam estrutura para armazenamento e equipes capacitadas para administrar os imunizantes. O primeiro lote desta vacina tinha sido enviado inicialmente somente para Florianópolis e São José, com o objetivo de avaliar o manejo necessário para a conservação da temperatura.
Como o resultado foi positivo, foi decidido ampliar a distribuição para outros municípios que estão aptos para receber o imunizante, avaliou o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.
A vacina produzida pelo laboratório Pfizer chega a Santa Catarina a uma temperatura de -20ºC. Nessa temperatura, as doses podem ser mantidas por até 14 dias. Antes da aplicação, as doses devem ficar a uma temperatura de 2 a 8 graus por um período de até cinco dias.
As vacinas servirão para dar continuidade à vacinação das pessoas com comorbidades, com a aplicação da primeira dose (D1). A segunda dose (D2) deve ser aplicada com um intervalo de 12 semanas após a primeira dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.