quinta-feira, 24 junho 2021
InícioSaúdeCoronavírusBlumenau receberá 4,6 mil doses da vacina do laboratório Pfizer

Blumenau receberá 4,6 mil doses da vacina do laboratório Pfizer

No total, chegaram 39.780 vacinas para Santa Catarina, que serão distribuídas para cinco municípios, devido ao ultracongelador necessário para sua conservação.

Por volta das 19h20 desta segunda-feira (10/05/21), chegou no aeroporto de Florianópolis um lote com 39.780 vacinas da empresa Pfizer. As doses foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, de onde começaram a ser enviadas para cinco municípios a partir das 8h nesta terça (11).

Chegada em SC das vacinas contra a Covid-19 do laboratório Pfizer | Foto: Ricardo Wolffenbüttel [Secom/SC]
Metade delas (13.800) irão para Blumenau, Joinville e Tubarão, que receberão 4.600 doses cada. As outras ficarão em Florianópolis (10.530) e São José (7.020). Todas essas cidades  tem equipes treinadas e estrutura física de parceiros com ultracongeladores, como universidades e laboratórios privados.

As demais 8.430 doses, serão distribuídas para outros municípios que possuam estrutura para armazenamento e equipes capacitadas para administrar os imunizantes. O primeiro lote desta vacina tinha sido enviado inicialmente somente para Florianópolis e São José, com o objetivo de avaliar o manejo necessário para a conservação da temperatura.

Chegada em SC das vacinas contra a Covid-19 do laboratório Pfizer | Foto: Ricardo Wolffenbüttel [Secom/SC]
Como o resultado foi positivo, foi decidido ampliar a distribuição para outros municípios que estão aptos para receber o imunizante, avaliou o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

A vacina produzida pelo laboratório Pfizer chega a Santa Catarina a uma temperatura de -20ºC. Nessa temperatura, as doses podem ser mantidas por até 14 dias. Antes da aplicação, as doses devem ficar a uma temperatura de 2 a 8 graus por um período de até cinco dias.

As vacinas servirão para dar continuidade à vacinação das pessoas com comorbidades, com a aplicação da primeira dose (D1). A segunda dose (D2) deve ser aplicada com um intervalo de 12 semanas após a primeira dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS