Blumenau recebe 10 ônibus novos que podem acrescentar 150 viagens por dia

Todos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para carregar dispositivos eletrônicos móveis, internet via Wi-Fi.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, Blumenau começou a receber os dez novos ônibus aumentando para um total de 201 a frota do transporte coletivo. Os novos veículos, que têm capacidade para transportar até 80 pessoas, devem rodar na cidade assim que tiverem a parte tecnológica de GPS instalada.

Todos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para carregar dispositivos eletrônicos móveis, internet via Wi-Fi e plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Os novos veículos vão integrar diversas escalas voltadas para linhas troncais com maior fluxo de passageiros, como 10 (via Rua São Paulo), 11 (via Rua Dois de Setembro), 12 (via Escola Agrícola), 15 (via Ponte Tamarindo), 30 (via Governador Jorge Lacerda), 31 (via Rua dos Caçadores), 32 (via Água Verde), 80 (via Pedro Zimmermann) e 81 (via Gustavo Zimmermann). Juntos, os dez novos veículos vão somar aproximadamente 150 novas viagens por dia ao sistema com inclusão gradativa.

Além disso, a grande novidade dos novos veículos são os modernos motores padrão Euro 6, com um sistema internacionalmente reconhecido por sua eficiência ambiental. Esses têm grande redução na emissão de poluentes, contribuindo assim com a qualidade do ar na cidade.

Padrão ‘Euro 6’

O padrão ‘Euro 6’ pode ser resumido em um conjunto de normas que visam reduzir a emissão de poluentes por veículos motorizados a diesel. Regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), esse padrão cumpre uma série de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

Muitos moradores têm saudade dos articulados de outros tempos, porque a capacidade de atendimento à população era muito maior. Claro, teriam que vir atualizados com todas essas vantagens. Mesmo após a pandemia, escuto muitas reclamações de falta de horários e linhas.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]