Blumenau recebe 10 mil novas doses da vacina que protege da febre amarela

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

 

 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

A Vigilância Epidemiológica de Blumenau, setor da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), recebeu no final desta quarta-feira (5/02/20), 10 mil doses da vacina contra a febre amarela. Segundo a prefeitura, a quantia é cerca de quatro vezes maior do que a média mensal destinada ao município. A procura pela imunização aumentou consideravelmente esta semana, após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela na cidade.

Cada um dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) já teve a sala de vacinação reabastecida com 500 doses. As unidades de ESFs com sala de vacina também estão sendo reabastecidas, conforme necessidade e cronograma da região.
Desde o início do ano Blumenau recebeu, do Ministério da Saúde por meio do Governo do Estado, mais de 15 mil doses da vacina que protege a população contra febre amarela. E já foram imunizadas este ano, nas mais de 30 salas de vacina atuantes, 7.054 pessoas.

A vacinação que protege da febre amarela é necessária para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. O novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde (MS), a partir de 2020, é de que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação. É importante estar com a carteira de vacinação em mãos. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina. Há contraindicação para alérgicos à proteína do ovo.

Com informações de Marília Prado [SECOM/BNU]