A temporada oficial ainda é o verão, mas a população já precisa estar atenta aos cuidados com a gripe. Nessa semana, três pessoas foram diagnosticadas com o vírus H1N1 na cidade e estão internadas no hospital, sob cuidados. Os casos são todos considerados autóctones, ou seja, foram adquiridos no município.
A gerente da Vigilância Epidemiológica, Ivonete dos Santos, ressalta que esse é um comportamento atípico do vírus, pois ainda não temos uma situação climática como a do outono, com mais frio e úmido, quando a proliferação e a gripe são mais disseminadas. “Por isso a importância de as pessoas voltarem a praticar desde agora os cuidados básicos para evitar ficarem doentes, como lavar as mãos com frequência, manter ambientes ventilados e tossir ou espirrar cobrindo a boca e o nariz com um lenço ou com o dorso da mão”, relembra.
A vacina, que além dos cuidados já citados é outra forma eficaz de prevenção da gripe, tem previsão de ser enviada pelo Ministério da Saúde aos municípios apenas no mês de maio. A justificativa do Governo Federal é o atraso da fabricação pelo Instituto Butantã.
Os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os de uma gripe comum, como febre alta, dor no corpo, na garganta, tosse, mas também falta de ar, desconforto respiratório e tontura. A orientação é de que, ao surgirem sintomas de gripe, resfriado ou rinite, as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima e não tomem medicamentos por conta própria.
O Brasil enfrentou uma grande epidemia da doença em 2009. Foram 50 mil casos e mais de duas mil mortes. Em Blumenau, no ano passado, foram 25 notificações de H1N1 e apenas um caso positivo, sem nenhum óbito. Em 2016, além dos três confirmados, outros quatro aguardam resultado de exames.
Como prevenir
– Adotar hábitos simples de higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
– Não compartilhar objetos pessoais se estiver com sintomas de gripe;
– Cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirar;
– Manter ambientes de grande circulação sempre limpos;
– Manter ambientes úmidos e frios ventilados e iluminados com luz solar.
Texto: Marília Prado | via PMB