Blumenau intensifica ações de combate à dengue recolhendo meia tonelada de entulhos

Mobilização Nacional "Dia D" promove conscientização e prevenção em quatro bairros da cidade.

Foto: Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau

No último sábado (2/03/24), durante o ‘Dia D’ de combate à dengue, foram vistoriados cerca de 600 imóveis em Blumenau. A ação promovida no município pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) recolheu meia tonelada de entulho em quatro bairros.

A mobilização nacional teve como objetivo prevenir e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Na região da Itoupava Norte, a equipe visitou a Vila Vitória, nas proximidades da Rua Fritz Spernau. Para o Tribess, o mutirão ficou concentrado nas ruas Júlio Michel e transversais, próximo à Estratégia Saúde da Família (ESF) Evacir Barth.

No bairro Velha, a equipe visitou as ruas Araucária e transversais, que ficam próximas à empresa Compensados Blumenau, foram contempladas com a visita da equipe de combate à dengue. Já na Água Verde, a ação focou nas rua Johann Ohf e transversais, nas imediações do Residencial Cancun.

Eleandra Casani, coordenadora do Programa de Combate à Dengue, comenta que as medidas de prevenção auxiliam na eliminação de criadouros do mosquito transmissor. “Os mutirões servem para mobilizar a comunidade a pensar no coletivo, seja aumentando os cuidados ou controlando a proliferação da doença. Lembrando que as ações continuam nesta mesma localidade no decorrer desta semana”, finaliza.

Foto: Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau

Dados sobre a Dengue em Blumenau

No relatório semanal da última quinta-feira (29/02), foram confirmados 241 casos novos da doença e ainda há outros 796 em investigação. Durante uma semana, foram identificados 130 focos do mosquito transmissor da doença.

O total acumulado entre janeiro e fevereiro de 2024 é de 1.010 focos do mosquito e 3.025 casos prováveis. Destes, 2.599 estão em investigação e 426 foram confirmados. Três pessoas estão internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 21 em enfermaria. Felizmente, neste ano ainda não ocorreu nenhuma morte relacionada à doença.

Os bairros com mais focos do Aedes aegypti no relatório são: Progresso (71 focos), Itoupava Central (66), Itoupava Verde (63), Água Verde (62), Itoupavazinha (62), Salto do Norte (56), Itoupava Norte (60), Garcia (55), Badenfurt (47), Ponta Aguda (39) e Velha (37).