Blumenau Iluminação completa 36 anos e inicia ampliação de 60% na área da fábrica

Blumenau-Iluminacao
Com 8 mil pontos de venda no Brasil e em outros cinco países, empresa especialista em luminárias conta com um mix de 800 itens e projeta ampliação de 9 mil metros quadrados na planta

Construir uma marca que já conta com atuação no Brasil e em cinco países da América Latina é também uma questão de persistência. E neste dia 1º de agosto, são exatamente 36 anos desde a fundação da então Luminárias Blumenau pelo empresário Orlando Zeno Pamplona. Nem mesmo um incêndio que destruiu um negócio anterior foi capaz de desmotivar o empreendedor. O símbolo da persistência é a linha Colonial, primeira a ser produzida, que continua sendo uma das referências da Blumenau Iluminação e foi a escolhida para o selo dos 35 anos, completados em 2013.

Novos produtos foram incorporados à produção a partir de 1993 e hoje a companhia já comercializa 800 itens, entre fabricação própria e importados, e mantém negócios com empresas do Brasil, Costa Rica, Colômbia, Paraguai, Bolívia e Uruguai. De luminárias a lâmpadas tradicionais, uma das novidades recentes é a inclusão de peças de LED, que trazem um novo conceito de iluminação, com eficiência e redução de custos. São 45 modelos com este perfil. Atualmente a Blumenau Iluminação gera 200 empregos diretos e possui capacidade de produção de 15 mil peças ao dia.

O aniversário de 36 anos será marcado pelo início do projeto de expansão do parque fabril da Blumenau Iluminação. “Para otimizar a logística de entregas iremos construir uma nova estrutura de 9 mil metros quadrados, que será destinada parte para a área de estocagem da empresa e parte para produção”, comenta Renato Medeiros, diretor superintendente da marca. Hoje a estrutura conta com 15 mil metros quadrados de área construída.

Marcos de crescimento e superação

Além do investimento em um mix variado de produtos, a Blumenau Iluminação apostou em uma localização que propiciasse futuras ampliações. Em 1993, inaugurou a sede no bairro Passo Manso, em Blumenau. A estrutura de 4 mil metros quadrados se transformou nos atuais 15 mil.

Em 2001, a Blumenau Iluminação, junto com o restante do Brasil enfrentou a crise do apagão, que afetou o fornecimento e distribuição de energia elétrica de todo o país em virtude da falta de chuvas e investimento no setor hidrelétrico. “Como vendemos para todo o Brasil, tivemos nossos negócios afetados por essa situação. Com restrição de consumo, muitas pessoas deixaram de comprar os nossos produtos”, conta Renato.

Uma reformulação da linha e a introdução de lâmpadas no mix garantiu a estabilidade da empresa, que a partir daí quintuplicou o faturamento e dobrou o quadro de funcionários. Em 2014, a companhia pretende crescer 15%, mantendo a média de 2013.

Texto: Sabrina Hoffmann