Blumenau: Estação do AlertaBlu registrou acumulado de 64 mm de chuva em 3h

Confira as ocorrências divulgadas pela Defesa Civil divulgadas na manhã desta quinta-feira (30/03). A previsão do AlertaBlu indica que podem ocorrer temporais novamente.

Árvore caiu na Rua Guilherm Scharf, no bairro Fidélis | Foto: Defesa Civil de Blumenau

Segundo dados divulgados pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (30/03/23), as estações do AlertaBlu que registraram os maiores acumulados na chuva de ontem à noite foram Passo Manso (64 mm), Itoupavazinha (59,4 mm) e Itoupava Central (57,8 mm). Esse volume de água caiu em média durante 3 horas em Blumenau. A média acumulada foi de 37 mm em todo município neste período de tempo.

Fora as ocorrências divulgadas ontem, que você pode acessar clicando aqui, houve outras oito e foram entregues 18 lonas em função de destelhamentos.

Na Rua Emilia Piske, no bairro Fortaleza Alta, há risco de queda de dois muros. No imóvel na altura do nº 141, houve o rompimento de uma tubulação da faixa sanitária e a água acumulada abalroou o muro.

Em outra residência, de nº 456, o muro está abalroado e rachado, escorado na estrutura da garagem (com anomalias estruturais). Ainda na mesma rua, altura do nº 478, houve um deslizamento, possivelmente em razão do rompimento de tubulação da faixa sanitária.

No bairro Água Verde, uma casa apresentava rachaduras na cozinha. O fato aconteceu no imóvel localizado na Rua Johann Ohf, altura do nº 2.426. A Defesa Civil informou que orientou os moradores.

Quedas de árvores

Em consequência do temporal, foram registradas pelo menos quatro quedas de árvores. Três delas foram sobre residencias, como foi o caso da localizada na Rua Janete Joana Bauer, altura do nº 74, no bairro Itoupava Central.

As outras duas ocorrências foram na Rua Antenor Zimmermann, altura dos números 63 e 65, no bairro Escola Agrícola. Uma árvore também caiu na Rua Guilherme Scharf, no bairro Fidelis.

Previsão do tempo para esta quinta-feira (30)

O dia começa com a presença de sol em meio a variação de poucas nuvens, condição que favorece a rápida elevação da temperatura e o calor ganha intensidade ao longo do dia. Mas no decorrer da tarde, a combinação do calor e alta umidade com a presença de perturbações nos médios níveis da atmosfera favorece a condição para pancadas isoladas de chuva com trovoadas.

Há risco para temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, chuva intensa em curto espaço de tempo e rajadas momentâneas de vento forte. A temperatura máxima pode chegar a 36°C. Vento fraco de oeste passando para leste/sudeste.