Em 2021, a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) registrou a ocorrência de 135 picadas de escorpião-amarelo (Tityus Serrulatus) em Santa Catarina. Felizmente ninguém morreu, mas o risco existe. Segundo o órgão, Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Criciúma, Florianópolis, Antônio Carlos, Araquari, Içara e Joinville; são consideradas as cidades mais infestadas do estado.
Com 869 animais recolhidos até agora, Itajaí vem apresentando o maior aumento de registros de aparecimento. Outra cidade que preocupa é Joinville, que já registrou 49 ocorrências, mas no ano passado elas chegaram a 134. Segundo especialistas, os escorpiões-amarelos são um dos mais venenosos da América Latina e sua picada pode levar à morte.
Só existem fêmeas na espécie, que se reproduzem por partenogênese, ou seja, sem a necessidade de um macho para acasalamento. Isso facilita a rápida proliferação do escorpião, em especial nos ambientes urbanos. Entre sua principal fonte de alimentação, estão insetos como baratas.
As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na coleta dos escorpiões e modificação das condições do ambiente, tornando-o desfavorável à permanência e proliferação.
Entre janeiro e maio de 2021, foram registradas seis notificações da presença e uma de picada, envolvendo os escorpiões-amarelos em Blumenau. Pode até parecer pouco, mas o número é muito superior às duas ocorrências do ano passado, neste mesmo mesmo período. Os bairros onde a maioria deles foram encontrados são a Itoupava Norte e Salto do Norte.
As principais recomendações para evitar a presença do animal é manter o quintal limpo, sem o acúmulo de folhas, fechar bem os sacos de lixo e não jogá-los em terrenos baldios. Outra orientação é evitar queimadas em terrenos, porque faz com que os escorpiões saiam do seu ambiente natural para buscar abrigo em outros locais, como as casas.
Para evitar uma picada, lembre-se de bater os sapatos antes de calçar, chacoalhar toalhas e roupas de cama antes de usar. Quem encontrar um escorpião em Blumenau, pode ligar para o telefone 156, opção 4, ou para (47) 3381-6230. Se você for picado por um escorpião, é necessário procurar um hospital com urgência.