Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Blumenau está em 35ª no Ranking de Competitividade dos Municípios

 

 

 

Foto (arquivo): Eraldo Schnaider

 

Nesta quinta-feira (19/11/20), foi anunciado o Ranking de Competitividade dos Municípios (RCM). O estudo foi realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais e o SEBRAE.

O RCM analisa a capacidade competitiva das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. O estado de Santa Catarina se destaca com Florianópolis, que obteve a 4ª posição no ranking geral.

O levantamento tem como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Com o mapeamento conseguimos direcionar de forma mais assertiva o que cada cidade precisa para melhorar sua gestão”, comenta Rodolfo Fiori, cofundador da Gove.

Todas os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros:

  • Sustentabilidade Fiscal;
  • Funcionamento da Máquina Pública;
  • Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde;,
  • Acesso à Educação;
  • Qualidade da Educação;
  • Segurança;
  • Saneamento e Meio Ambiente;
  • Inserção Econômica;
  • Inovação e Dinamismo Econômico;
  • Capital Humano e Telecomunicações.

Os pilares estão inseridos em 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.

Entre os municípios do Vale do Itajaí, Blumenau se destaca por ser o segundo no estado com melhor classificação no pilar “Inovação e dinamismo econômico” e o 17º no país, pelo mesmo critério. Outro diferencial no município foi no indicador “Empregos no setor criativo”, assumindo a 5ª posição em nível nacional e o 1º no estado catarinense.

Já Itajaí, sexta cidade melhor posicionada no estado, se destacou no pilar “Acesso à saúde”, ficando em 6º lugar no país e 1º no estado. O município ainda obteve um bom resultado no indicador “PIB per capita”, ficando nas mesmas posições, 6º lugar nível nacional e 1º no estado.

O estudo completo pode ser acessado clicando aqui. Segue o Ranking com as cidades do estado de Santa Catarina.

 

 

 Gove

Com sua Plataforma de Inteligência lançada em 2018, a Gove é uma govtech que trabalha para transformar o jeito que gestores públicos municipais tomam suas decisões diárias e, também, aumentar a eficiência das finanças públicas. A empresa existe para que gestores públicos municipais tomem 100% de suas decisões utilizando dados, evidências e tecnologia.

A Plataforma Gove facilita o dia a dia dos gestores das finanças públicas nas cidades brasileiras através da automação de análises estratégicas necessárias para gestão financeira municipal e, também, identifica e apoia na correção de ineficiências nas receitas e despesas municipais.

Em 2018, por meio do cofundador Rodolfo Fiori, a Gove recebeu na cidade de Guadalajara (México) o prêmio de uma das 35 iniciativas mais inovadoras da América Latina. O prêmio foi concedido por uma das universidades mais respeitadas do mundo, o MIT – Massachusetts Institute of Technology. No começo de 2020 foi uma das 5 organizações brasileiras selecionadas no mapa das 100 melhores GovTechs da Ibero-América e no segundo semestre do mesmo ano, recebeu um aporte de R$ 8 milhões da Astella Investimentos, o maior já recebido por uma govtech brasileira

O mapa foi realizado pela Public Tech, instituição espanhola ligada à IE Business School. Desde sua fundação, a organização foi selecionada e apoiada pelo programa de aceleração Estação Hack, primeiro centro de inovação do Facebook em parceria com a Artemísia, e também pelo programa de aceleração Google for Startups, do Google Brasil, sendo a primeira GovTech a integrar o programa.

Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividades dos Municípios é realizado pela primeira vez pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e o SEBRAE.

O levantamento apresenta os resultados detalhados de 405 municípios do País com mais de 80 mil habitantes. O ranking se baseia em 55 indicadores, distribuídos em 3 dimensões – Instituições, Sociedade e Economia – contendo 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

CLP (Centro de Liderança Pública)

O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

 

Grupo Telegram
Grupo WhatsApp
Tags

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top