
Nesta quinta-feira (19/11/20), foi anunciado o Ranking de Competitividade dos Municípios (RCM). O estudo foi realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais e o SEBRAE.
O RCM analisa a capacidade competitiva das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. O estado de Santa Catarina se destaca com Florianópolis, que obteve a 4ª posição no ranking geral.
O levantamento tem como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Com o mapeamento conseguimos direcionar de forma mais assertiva o que cada cidade precisa para melhorar sua gestão”, comenta Rodolfo Fiori, cofundador da Gove.
Todas os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros:
- Sustentabilidade Fiscal;
- Funcionamento da Máquina Pública;
- Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde;,
- Acesso à Educação;
- Qualidade da Educação;
- Segurança;
- Saneamento e Meio Ambiente;
- Inserção Econômica;
- Inovação e Dinamismo Econômico;
- Capital Humano e Telecomunicações.
Os pilares estão inseridos em 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.
Entre os municípios do Vale do Itajaí, Blumenau se destaca por ser o segundo no estado com melhor classificação no pilar “Inovação e dinamismo econômico” e o 17º no país, pelo mesmo critério. Outro diferencial no município foi no indicador “Empregos no setor criativo”, assumindo a 5ª posição em nível nacional e o 1º no estado catarinense.
Já Itajaí, sexta cidade melhor posicionada no estado, se destacou no pilar “Acesso à saúde”, ficando em 6º lugar no país e 1º no estado. O município ainda obteve um bom resultado no indicador “PIB per capita”, ficando nas mesmas posições, 6º lugar nível nacional e 1º no estado.
O estudo completo pode ser acessado clicando aqui. Segue o Ranking com as cidades do estado de Santa Catarina.
Gove
Com sua Plataforma de Inteligência lançada em 2018, a Gove é uma govtech que trabalha para transformar o jeito que gestores públicos municipais tomam suas decisões diárias e, também, aumentar a eficiência das finanças públicas. A empresa existe para que gestores públicos municipais tomem 100% de suas decisões utilizando dados, evidências e tecnologia.
A Plataforma Gove facilita o dia a dia dos gestores das finanças públicas nas cidades brasileiras através da automação de análises estratégicas necessárias para gestão financeira municipal e, também, identifica e apoia na correção de ineficiências nas receitas e despesas municipais.
Em 2018, por meio do cofundador Rodolfo Fiori, a Gove recebeu na cidade de Guadalajara (México) o prêmio de uma das 35 iniciativas mais inovadoras da América Latina. O prêmio foi concedido por uma das universidades mais respeitadas do mundo, o MIT – Massachusetts Institute of Technology. No começo de 2020 foi uma das 5 organizações brasileiras selecionadas no mapa das 100 melhores GovTechs da Ibero-América e no segundo semestre do mesmo ano, recebeu um aporte de R$ 8 milhões da Astella Investimentos, o maior já recebido por uma govtech brasileira
O mapa foi realizado pela Public Tech, instituição espanhola ligada à IE Business School. Desde sua fundação, a organização foi selecionada e apoiada pelo programa de aceleração Estação Hack, primeiro centro de inovação do Facebook em parceria com a Artemísia, e também pelo programa de aceleração Google for Startups, do Google Brasil, sendo a primeira GovTech a integrar o programa.
Ranking de Competitividade dos Municípios
O Ranking de Competitividades dos Municípios é realizado pela primeira vez pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e o SEBRAE.
O levantamento apresenta os resultados detalhados de 405 municípios do País com mais de 80 mil habitantes. O ranking se baseia em 55 indicadores, distribuídos em 3 dimensões – Instituições, Sociedade e Economia – contendo 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
CLP (Centro de Liderança Pública)
O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.