Em menos de 10 horas, a justiça mandou soltar quatro presos em flagrante na cidade de Blumenau, todas com passagens policiais. Eles nem chegaram a realizar a audiência de custódia prevista para a manhã deste domingo (12/08/18).
Entre os liberados, estão dois presos por tentativa de roubo, um por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e um por violência doméstica (lesão/ameaça/injúria). O benefício foi concedido pela juíza plantonista Liana Bardini Alves.
Questionado sobre o assunto, o delegado da Polícia Civil, Bruno Effori desabafou: “Isso só aumenta a sensação de impunidade e descrédito com a atividade policial e perante o Poder Judiciário. Me sinto impotente e desacreditado, considerando o momento em que Blumenau e o Brasil como um todo sofre com o aumento da violência. A liberação imediata de presos sem a realização de um procedimento previsto em lei, com a formulação de um despacho padrão e não individualizado, fortalece o sentimento de impunidade tanto na sociedade quanto nos próprios presos, que se sentem estimulados a continuarem a delinquir. Sem contar os reflexos de descrédito na atividade policial e eventual delonga na prestação de justiça”.
Se a sensação dele como policial é essa, imagine nós cidadãos, que esperamos no mínimo que a justiça cumpra o papel de impedir criminosos de cometerem novos delitos.