terça-feira, 18 maio 2021
InícioGeralBlumenau é primeira cidade do Sul a receber habilitação na coleta de...

Blumenau é primeira cidade do Sul a receber habilitação na coleta de vestígios de violência sexual pelo SUS

Por Marília Prado (PMB)

O Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (Savs) de Blumenau foi o primeiro do Sul do país a ser habilitado pelo Ministério da Saúde para a realização de coleta de vestígios de violência sexual no Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria Nº. 2.393 é de 11 de novembro de 2016.

Para a coordenadora do Savs, Simone Rodrigues, com a habilitação “o serviço torna-se mais completo e o atendimento mais integrado com as áreas de segurança e justiça”.

O procedimento de coleta de vestígios de violência sexual compreende o registro de informações em ficha de atendimento multiprofissional, a identificação e descrição de vestígios e outros achados nos exames, a coleta, o armazenamento provisório e os encaminhamentos previstos em norma técnica de atenção humanizada às pessoas em situação de violência sexual.

A realização da coleta do material biológico (amostra de referência da vítima e vestígios) é de responsabilidade do profissional médico. O pleno funcionamento dos procedimentos de coleta deve ocorrer no ano que vem, após a aquisição de equipamentos e capacitação da equipe.

O Savs

A implantação do Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) em Blumenau ocorreu em 2002. Atualmente, a equipe multidisciplinar conta com oito colaboradores, entre médicos, enfermeiros, psicólogo e assistente social. Atualmente, os profissionais recebem a comunicação do caso e notificam o Instituto Geral de Perícia (IGP) para que seja realizado o primeiro exame e coleta de evidências. O Savs realiza o atendimento à vitima, administra medicação contra DSTs, e realiza o acompanhamento até o restabelecimento social da vítima, quando é liberada do tratamento.

Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs)
Rua Dois de Setembro, 1.212, 2º andar da Policlínica Lindolf Bell, bairro Itoupava Norte.
Telefone 3381-7684

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS