domingo, 28 novembro 2021
InícioEventosBlumenau é escolhida para receber Selo Cidade Amiga do Idoso

Blumenau é escolhida para receber Selo Cidade Amiga do Idoso

 

Nesta segunda e terça-feira (19 e 20/11/18), Blumenau irá receber representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e da Organização Panamericana de Saúde (Opas). Eles se reunirão com o prefeito Mário Hildebrandt, com a articuladora do Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, com a Presidente da Fundação Pró-Família, Cristiane Loureiro e com todos os secretários envolvidos com a política do idoso. O objetivo é informar as diretrizes de cada setor para que o Selo Cidade Amiga do Idoso seja efetivado.

Tudo começou no dia 19 de junho, quando a Fundação Pró-Família e a FURB, realizaram o 1° Fórum de Envelhecimento Ativo e Sustentável. Um representante do Ministério dos Direitos Humanos, que hoje abrange a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa, também estava no evento.

No fórum, o Prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt assinou a adesão da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, quando a cidade se compromete a passar por um processo de integração de políticas públicas, para tornar comunidades e cidades mais amigas da pessoa idosa. Desde então, as ações da Pró-Família foram acompanhadas e Blumenau passou a ser mais conhecida pelas boas práticas na melhor idade.

No dia 30 de agosto, o trabalho da Fundação Pró-Família foi apresentado no IV Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo na cidade de Gravatal (SC), quando estava presente a Coordenadora Nacional da Política do Idoso. Ela acompanhava as apresentações de cada município inscrito.

O trabalho da Fundação Pró-Família voltado à pessoa idosa, chamou a atenção do Ministério dos Direitos Humanos e do Ministério de Desenvolvimento Social, que selecionou algumas cidades no Brasil, por diferentes características.

Os representantes do  Ministério do Desenvolvimento Social e da Organização Panamericana de Saúde (Opas) irão oferecer assessoria e acompanhar o município para que conseguir da Organização Mundial de Saúde, o selo Internacional de Cidade Global Amiga do Idoso.

Assim Blumenau se compromete a construir um plano de ação intersetorial para tornar a cidade mais estruturada para as pessoas idosas. Isso significa mais acessibilidade e uma política intersetorial com as diversas secretarias interagindo com o olhar na melhor idade.

Em Santa Catarina a Estratégia está sendo conduzida com o apoio e assessoria direta do Coordenador Estadual do Idoso Paulo Medeiros que vem sensibilizando e tirando dúvidas para que mais municípios façam adesão. Atualmente, 23 cidades catarinenses já assinaram a adesão ao Amigo da Pessoa Idosa. Elas receberam apenas o selo de adesão, faltam todas as outras etapas até chegar ao selo ouro.

O Ministério de Desenvolvimento Social arcará com a capacitação da articuladora do Programa a Presidente da Pró-Família Cristiane Loureiro que irá a Brasília nos dias 26, 27 e 28 de Novembro para cumprir mais uma etapa. No Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa a cidade recebe selos a cada etapa cumprida.

Blumenau só estará apta para receber o selo internacional, depois que todas as etapas forem cumpridas. No Brasil todo, só Porto Alegre (RS), Veranópolis (RS) e Pato Branco (PR) conseguiram esse selo. Em Santa Catarina, Balneário Camboriú também busca essa classificação.

A certificação traz visibilidade, inclusive turística, já que a terceira idade é um dos segmentos que mais viaja. Além disso, como estão aposentados, são um mercado consumidor de renda estável.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS