Blumenau destaca-se com uma das maiores taxas de alfabetização do Brasil

Município atinge 98,6% de alfabetização entre a população acima de 15 anos, segundo dados do Censo 2022 do IBGE.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]

Blumenau se consolida como uma das cidades com maior índice de alfabetização do Brasil. De acordo com os dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, o município ocupa o terceiro lugar entre as cidades brasileiras com população entre 100 mil e 500 mil habitantes, apresentando uma taxa de alfabetização de 98,6% para pessoas acima de 15 anos.

O resultado atual representa um avanço em relação ao Censo de 2010, quando a taxa era de 98,3%. No ranking, Blumenau fica atrás apenas de São Caetano do Sul (SP) e Balneário Camboriú, ambas com 98,8%. Em comparação, a taxa nacional de alfabetização é de 93%, com mais de 11,4 milhões de pessoas ainda analfabetas no Brasil.

Atualmente, Blumenau conta com 154 alunos matriculados na EJA (Educação para Jovens e Adultos), distribuídos em seis turmas: alfabetização 1 e 2, 6° ao 9° ano. As aulas ocorrem no período noturno na EBM Profª Adelaide Starke, localizada na Rua São Bernardo, 700, no bairro Itoupava Norte.

Os interessados em participar da EJA podem se inscrever na secretaria da escola durante todo o período letivo, sendo necessário ter 15 anos completos para alfabetização, 16 anos para o 7° ano e 17 anos para os 8° e 9° anos.