Blumenau conta com o mais moderno caminhão auto escada mecânica do mundo

O equipamento foi fabricado na Alemanha e possui até gerador próprio. A entrega oficial aconteceu nesta segunda-feira (30/10).

Foto: Michele Lamin [PMB]

Blumenau recebeu um importante reforço em sua capacidade de resposta a emergências com a chegada de um caminhão com auto escada mecânica. O equipamento, fabricado pela empresa alemã Magirus, destaca-se por suas impressionantes características técnicas.

A auto escada mecânica possui um alcance de até 42 metros de altura e um cesto de resgate com capacidade para 360 kg. Além disso, está equipada com um gerador elétrico, suporte para maca de salvamento e um canhão monitor que permite uma vazão de até 2,5 mil litros de água por minuto. Essa aquisição representa um avanço significativo no atendimento a ocorrências na região. Trata-se do equipamento mais avançado na atualidade, utilizado pelas grandes corporações pelo mundo.

O investimento no novo equipamento foi de R$ 6,78 milhões e foi viabilizado por meio de uma parceria com o Governo de Santa Catarina. A entrega oficial da viatura ocorreu em cerimônia realizada nesta segunda-feira (30/10/23) em frente à Prefeitura.

O prefeito Mário Hildebrandt e o tenente coronel BM Diogo Clarindo de Souza do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), receberam o equipamento das mãos do comandante geral da corporação catarinense, coronel Fabiano de Souza.

O comandante do 3º BBM destacou a importância desse equipamento de última geração para a cidade, afirmando que ele “irá auxiliar as guarnições do município em operações de resgate e de salvamento”. Além da auto escada mecânica, o ato de entrega também marcou a chegada de uma nova ambulância para suporte nos atendimentos e socorros em ações pré-hospitalares, um investimento do governo estadual na ordem de R$ 327,5 mil.

A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades locais e membros do 3º BBM, que celebraram a chegada dessa nova ferramenta essencial para a segurança da população blumenauense e do Vale do Itajaí, quando for necessário.

Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]

Foto: Giovanni Silva

Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]

Foto: Giovanni Silva
Foto: Giovanni Silva
Foto: Giovanni Silva