Blumenau adota novo protocolo de vacinação contra o HPV com dose única

Alteração no esquema vacinal segue a recomendação do Ministério da Saúde.

A partir desta segunda-feira (8/04/24), Blumenau atualiza sua estratégia de combate ao HPV e suas complicações, como o câncer de colo de útero, adotando a aplicação de dose única do imunizante. A mudança, que alinha o município às diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e às recomendações globais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é sustentada por estudos que comprovam a eficácia desta nova abordagem vacinal.

O público-alvo para a vacinação abrange meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de indivíduos imunocomprometidos, vítimas de violência sexual, e outros grupos sob condições específicas identificados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Este esforço é parte de um compromisso contínuo com a saúde pública, enfatizado pela secretária de Promoção da Saúde de Blumenau, Jaqueline Mocelin, que reitera a importância da vacina como meio primário de prevenção contra o vírus HPV.

Para receber a vacina, basta que os interessados se dirijam a qualquer unidade de saúde do município que disponha de sala de vacina ativa, munidos de sua carteira nacional de vacinação e um documento oficial com foto. O esforço de imunização em Blumenau já alcançou 12.464 pessoas desde janeiro de 2023, o que representa 51,16% do público-alvo, demonstrando o comprometimento da cidade na luta contra o HPV e suas consequências à saúde.

Além disso, a nota técnica 41 recomenda que os estados e municípios realizem busca ativa para garantir que jovens brasileiros de até 19 anos tenham acesso à vacina contra o HPV.


 

 


Bernardo, o menino que morreu no ataque da creche e sonhava em ser super-herói para salvar pessoas