Blumenau, a cidade com mais cooperados do Brasil

Mais de 75% da população do município é associada a alguma cooperativa de crédito, segundo dados do Banco Central.

Foto: Eraldo Schnaider

No dia que Blumenau completa 172 anos, em 2 de setembro de 2022, o cooperativismo tem muito o que comemorar. Hoje, mais de 75%, dos quase 362 mil habitantes, estão vinculados a uma cooperativa de crédito. Ao todo são mais de 270 mil cooperados. Assim, Blumenau passa a ser a cidade brasileira com o maior número de associados a alguma cooperativa de crédito. Em segundo lugar está São Paulo, com mais de 192 mil associados, seguido de Belo Horizonte, com mais de 124 mil cooperados.

Os dados são do Banco Central do Brasil e constam no ranking que mede a evolução do cooperativismo de crédito no país. Esses dados refletem a essência do município que aposta na união dos negócios locais e estimula o empreendedorismo e a educação, resultando no desenvolvimento econômico e social, que gera trabalho e renda para toda a comunidade.

“Blumenau respira a cultura cooperativista que está na essência de sua população, expressada não só no ramo de crédito, mas nos segmentos de trabalho, consumo, saúde, entre outros”, afirma a diretora de operação da Viacredi, Luciana Brick. Neste contexto, há 70 anos, 21 funcionários da Cia. Hering constituíram a então CrediHering, atual Viacredi, para proporcionar aos seus trabalhadores condições financeiras mais justas e melhorar suas vidas.

De lá para cá, a evolução da Viacredi acompanhou e contribuiu com o desenvolvimento econômico e social do município. “Nós acreditamos que a responsabilidade social é muito relevante para o progresso e a prosperidade coletiva”, reforça Luciana. Ela lembra que há dez anos, a cooperativa contava com 78 mil cooperados em Blumenau. Em 2022 são mais de 242 mil em toda a cidade – aproximadamente 66% da população.

Luciana ainda destaca que o alto número de cooperados na cidade é um reflexo da relação histórica entre a cooperativa, o município e sua comunidade. Mas para ela, esse não é um fato isolado. “Acredito que grande parte deste alto número, se da principalmente ao valor que as pessoas visualizam neste modelo de negócio e, para isso, expressamos nosso posicionamento, que é de ser genuinamente uma cooperativa que tem por trás uma instituição financeira e não o contrário. Esta é nossa proposta de valor”, reforça.

Cooperados por município

O documento “Cooperados por Municípios” é divulgado mensalmente pelo Banco Central e é gerado com base nas informações enviadas por cada cooperativa à instituição.
Além do número de cooperados por município, as informações apresentadas no arquivo também contemplam gênero e idade. A publicação dos dados tem como objetivo fornecer novos subsídios para avaliação da evolução do segmento de cooperativas de crédito no Brasil.

Esses dados também permitem entender a evolução por faixa de idade, gênero, tempo de filiação e tipos de operações com as cooperativas. O documento completo pode ser acessado clicando aqui.